A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres (CPM) está promovendo o 16º Mês Especial da Mulher,com eventos em vários pontos da cidade. No Dia Internacional da Mulher, próxima terça-feira (8 de março), ocorrerá um ato público no calçadão da rua Dom Pedro II, das 9h às 12 horas, para divulgar as ações e serviços voltados às mulheres da cidade.
Muitas atividades marcam o Mês Especial da Mulher / Foto: Márcio Lino
Neste ano, o tema central da programação é a participação das mulheres na política, nas decisões do dia a dia e, inclusive, nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Além da CPM, por meio das seis Casas da Mulher Clara Maria, o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, Casa das Rosas, Margaridas e Beths terão muitas atividades. Outros setores da Prefeitura também terão forte participação no Mês Especial da Mulher.
Ações
Nos CEUs serão desenvolvidas palestras sobre o tema, rodas de conversa com os educadores e a comunidade, e exibição de filmes. Enquanto isso, várias unidades básicas de saúde (UBS)realizarão coleta de exames, testes rápidos, atividades esportivas e consultas especiais focadas na saúde da mulher. Também nos Centros de Referência em Assistência Social terão palestras para as usuárias, sempre com o envolvimento de profissionais das diversas áreas envolvidas.
No dia 14, segunda-feira, às 9h, no Salão de Artes do Adamastor Centro, acontece a entrega do Selo do Programa Mulher Empreendedora Individual e ação da Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. Já no dia 17, quinta-feira, às 16h30, no Instituto Federal (av. Salgado Filho, 3.501) , promovida pelo Fórum Municipal Pró-Equidade de Gênero e de Raça no Mundo do Trabalho. Durante o evento, serão discutidas as ocorrências de discriminação contra mulheres, negros e outras etnias, bem como medidas de enfrentamento a esse tipo de problema.
Veja a programação completa aqui.
Fonte: Prefeitura de Guarulhos