Desde o dia 21 de março, de maneira permanente, agentes de fiscalização e policiais militares estão de prontidão na região central. A Guarda Civil Municipal (GCM) também colabora com a ação.
A ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e a Polícia Militar tem impedido o comércio ambulante irregular no Calçadão da Rua D. Pedro II e garantido um ambiente mais tranquilo na região.
A presença da PM garante segurança à fiscalização e também inibe criminosos que aproveitam a comum aglomeração na região para realizar furtos e outros crimes. Na tarde desta quarta-feira, 30, PM’s impediram um furto de celular e prenderam o suspeito em flagrante.
“Nosso objetivo na região é fazer a prevenção de crimes. Quando necessário, fazemos a repressão imediata”, explica o tenente-coronel Vanderlei Ramos, comandante do 15º Batalhão.
Sobre a ação conjunta, o comandante informa que o objetivo é combater irregularidades sem o uso da força. “Ocupamos o Centro logo pela manhã, antes da instalação do comércio irregular, para impedir conflitos. Empregamos um efetivo considerável e também usamos viaturas”, completa Ramos.
Para a SDU, a presença constante dos fiscais e o policiamento inibe o crime e os ambulantes irregulares. “O apoio dos policiais militares é fundamental”, ressalta a SDU.
A presença diária dos agentes, PMs e GCMs naturalmente diminui o registro de ocorrências. Mesmo assim, a fiscalização registrou diversas apreensões: óculos, brinquedos, recarregadores de celular, bonés, roupas, equipamentos eletrônicos, alimentos, bebidas, barracas, carrinhos etc.
Fonte: Click Guarulhos