Diocese de Guarulhos promove 5° Mutirão de Comunicação com a presença do Padre Juarez de Castro

0
1520

Com o tema “Comunicação e Misericórdia – Um Encontro Fecundo” a Pastoral da Comunicação realizou, na tarde do dia 03/07, o 5° MUTICOM, na Cúria Diocesana – Bom Clima.

 

No dia em que a Igreja faz memória aos apóstolos São Pedro e São Paulo o objetivo de reunir agentes e convidados foi para tratar da Comunicação como o grande instrumento para Evangelização através dos meios.

 

O evento recebeu a presença de profissionais da área da Comunicação que ministraram oficinas sobre Mídias Impressas, Mídias Digitais e Fotografia, além da oficina de Fundamentos da PASCOM, conduzida pelo Pe. Marcos Vinicius.

 

muticom-guarulhos

 

Logo cedo os participantes do 5° MUTICOM acompanharam a Missa presidida por Dom Edmilson, que destacou em sua homilia a forma como os dois pilares da Igreja, Pedro e Paulo encontraram para levar a mensagem de Cristo às pessoas; assim também deve ser a nossa evangelização na diversidade que a Igreja possui com suas pastorais e movimentos.

 

A 5° Edição do Mutirão de Comunicação recebeu ainda a presença do Doutor em Comunicação João Elias Nery, Professor da FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação e da Jornalista Maria Cristina Angelini, produtora do programa Profissão Repórter, da TV Globo.

 

Professor Nery, pautado na Carta do Papa Francisco, divulgada no 50° Dia das Comunicações Sociais comemorado este ano que também é considerado o ano da Misericórdia, sintetizou: “A Comunicação mobiliza atitudes”. Esclareceu ainda que o Papa nos pede uma abertura ao diálogo com o outro que é muitas vezes diferente de nós. “Misericórdia não é indulgência, mas capacidade de diálogo”, conclui.

 

A jornalista Cristina Angelini fez uma breve apresentação da trajetória dos Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco, evidenciou características particulares de cada um e destacou a figura de Francisco como “Um líder necessário à Igreja e ao Mundo nos tempos atuais” e ainda, que o próprio Francisco alerta que nenhuma forma de Comunicação substitui o “olho no olho”.

 

Essa também foi a principal mensagem transmitida pelo Padre Juarez de Castro, que encerrou o evento. Ele contagiou a todos que puderam ver de pertinho seu carisma e com mensagens simples nos fez refletir sobre nossa caminhada de fé e nosso trabalho pastoral. “A palavra Comunicação tem a mesma raiz de Comunhão, porque a comunicação é de fato estar em comunhão com o outro, os meios são apenas extensão do que realmente é preciso mostrar as pessoas”, declarou.

 

27534961574_07238e56d6_k

 

Para Verônica Salvador, agente da Pascom Santo Alberto Magno, o 5º Muticom foi uma experiência ótima. “Participei da oficina de Mídias Digitais, que acredito que irá ajudar no meu crescimento pessoal, pastoral e profissional. A presença dos Padres Marcos Vincius e Juarez de Castro tornou o encontro dinâmico e enriquecedor”, conclui Verônica que participou pela primeira vez do evento. Para Daiane, agente da Pascom Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida, a dinâmica dada ao Muticom não tornou o evento cansativo. “A recepção, a animação, a organização, tudo ficou perfeito”, pontou a agente que também esta participando pela primeira vez do mutirão.

 

Fonte: Diocese de Guarulhos