Projeto Radar ajudou na recuperação de 90 veículos roubados em Guarulhos

0
1396

O projeto em que Guarulhos é pioneiro e utiliza os radares leitores de placas, originalmente usados para multar, e cruza essas placas com os bancos de dados das polícias Militar e Civil, além do Ministério da Justiça, já recuperaram 96 veículos roubados neste ano na cidade, segundo o capitão da Polícia Militar, Douglas Shoichi.

projeto-radar-em-guarulhos

A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) mantém os equipamentos leitores de placas instalados nas principais vias da cidade, e a Policia Militar, através do Copom, atualiza o cadastro de todas as ocorrências policiais que estão em andamento.

A troca de informações se dá através da Central de Inteligência Integrada de Guarulhos (CIIG), que faz todo monitoramento do sistema eletrônico. Assim todo veículo que trafega na cidade é acompanhado e em caso de infração fiscalizado.

Os radares utilizados no programa são cedidos à polícia pelas prefeituras e concessionárias de rodovia.

Guarulhos utiliza os 190 radares instalados na cidade. O sistema identifica, através das 75 câmeras instadas nos principais cruzamentos, os veículos nessa situação e a PM é avisada em 3 segundos. Os casos que não resultam em apreensão, são utilizados para a elaboração de relatórios analíticos de mapeamento da rota entre o local de desaparecimento e o último local com informação.

A fiscalização também conta com um sistema móvel: a van de monitoramento remoto. O veículo conta com uma câmera de 360° auxiliando no monitoramento do veículo em movimento, sendo que seu alcance chega a 400 metros do ponto de origem.

Fonte: Click Guarulhos