A mobilidade urbana, isto é, as condições oferecidas pelas cidades para garantir a livre circulação de pessoas entre as suas diferentes áreas, é um dos maiores desafios na atualidade tanto para o Brasil quanto para Guarulhos. O crescente número de veículos individuais, somado a grande explosão demográfica na cidade, produziu esse inchaço do trânsito, notado principalmente nos horários chamados de “pico”.
Essa evolução urbana , sem nenhum planejamento humano (entende- se planejamento humano, a cidade que se planeja tendo como parâmetro em primeiro lugar seus munícipes e não seu valor produtivo ) , se deu em meio a todo processo migratório assistido na cidade em décadas , como se nota no quadro abaixo :
Diante disto a cidade vive um drama a respeito dessa questão (soma-se a isso o incentivo com a redução dos impostos no ultimo governo ao mercado automobilístico, possibilitando a maior oferta de carros com baixo custo) e a baixa qualidade do transporte público que também contribuíram para o aumento do número de carros no trânsito. Com isso, tornaram-se ainda mais constantes os problemas com engarrafamentos, lentidão, estresse e outros, um elemento presentes em Guarulhos.
Contudo Guarulhos também sofre , tendo em vista sua sua formação urbana , tendo em vista seu centro relativamente pequeno e carente de vias que seus fluxos possam dissipar.
Diante disto é necessário uma política publica além do plano diretor , e sim um plano de mobilidade urbana , privilegiado o transporte coletivo , abandonando o modelo rodoviarista adotado no Brasil desde dos anos 50 e sua herança histórica e revendo tanto o valor do transporte coletivo , quanto seu melhor conforto.
Vale ressaltar também que o modelo histórico de organização do espaço geográfico brasileiro não contribui para uma mudança desse cenário. Afinal, ao longo do século XX, houve uma rápida urbanização do país, que assistiu a um acelerado processo de crescimento das cidades e também de metropolização, ou seja, a concentração da população nas grandes metrópoles. Se o país tivesse passado por um processo de Reforma Agrária adequado, de forma a conter o elevado êxodo rural e, consequentemente, os níveis de urbanização, talvez essas e outras questões urbanas fossem de mais fácil resolução.
Texto de: Lionel Fontanesi
Professor de Geografia da Rede publica e privada
Com formação continuada em Políticas Urbanas pelo Instituto Capacidades –Ministério das Cidades
Pesquisador de História e Geografia local
Coordenador do Projeto Atualidades e editor do site sobre História de Guarulhos : www.portalmaromomi.com.br
E-mail: [email protected]