Trompete, trombone, surdo, caixa, suor e muita animação. Festa para todas as idades, Carnaval é sinônimo de alegria e se depender da energia dos blocos de rua que agitam a folia carnavalesca em Guarulhos, a diversão está garantida.
Se você é daqueles que não perde a chance de ir atrás de um bloco de carnaval, fique atento à programação que acontece em diversos bairros da cidade.
No próximo sábado, dia 11, o Bloco do Delega se concentra a partir das 13h na rua Guarulhos e, às 15h, parte num trajeto com pouco mais de 2 quilômetros rumo à rua Tapajós.
Já no domingo, dia 12, o Pesca kinada, bloco de amigos e familiares, leva seu lema “Viva a Inclusão Social” para as ruas da Vila Galvão. A concentração acontece às 11h na rua dos Coqueiros, entre as ruas Francisco Gonzaga e Pedro Chebat.
O bloco dos Fanfarrões vai te levar
Na região do Parque Santo Antônio, a folia fica por conta do Bloco dos Fanfarrões. Fundado em 2011 pelos irmãos Cristiano e Ricardo Sá, o grupo reúne músicos de várias regiões com um só objetivo: a diversão.
Ricardo e Cristiano já participavam das folias de carnaval em São Luís do Paraitinga, no interior de São Paulo. Em 2014, eles resolveram trazer a alegrias das marchinhas para Guarulhos e, logo, a brincadeira que começou na porta de um bar ficou séria.
No repertório dos Fanfarrões, algumas das mais tradicionais marchinhas ganham vida no animado ritmo da banda, músicas que fazem parte da história de vida de muitas gerações, como Mamãe eu quero, Mulata iêiêiê, O teu cabelo não nega, Cabeleira do Zezé, Cachaça não é água, Saca rolha, Allah-la-ô e claro, a marchinha dos Fanfarrões, cuja letra foi composta pelos próprios músicos da banda.
“A turma não para de crescer, quem fica sabendo vai se juntando a nós”, vibra o trombonista Cleber Ferreira, com sorriso largo no rosto.
Uniblocos
A dupla formou a Uniblocos, entidade que reúne ONGs, associações e grupos artísticos que promovem o carnaval de rua em Guarulhos. Hoje, ela conta com 13 blocos, todos dedicados em transformar a festa de carnaval num evento festivo, alegre e muito familiar.
Como não há competição, o carnaval de rua é totalmente diferente do desfile e com isso as bandas conseguem congregar a participação de inúmeros interessados, que vão atrás dos blocos cantando as músicas.
“A participação é livre e aberta a todos, não é necessário ter o abadá, a menos que as pessoas queiram levá-lo de lembrança”, enfatiza Ricardo. Para ele e seu irmão, os blocos de rua vêm ganhando cada vez mais espaço, pois as pessoas da comunidade desenvolvem laços de amizade e sentem satisfação em fazer parte da festa.
“Esse movimento é muito importante para toda a cidade, temos aqui músicos de bandas de pop rock, fanfarras e também da Banda Sinfônica do Conservatório de Guarulhos, uma mistura de grande riqueza cultural”, comemora Cristiano.
Serviço
Sábado – 11 de fevereiro
Bloco do Delega
Horário: 13h
Trajeto: Rua Guarulhos até a rua Tapajós
Domingo – 12 de fevereiro
Associação Esportiva Social e Cultural PESCAKINADA
Horário: 11h
Local:Rua dos Coqueiros, entre as ruas Francisco Gonzaga Vasconcelos e Pedro
17de fevereiro
Bloco Pato Esganado
Horário: 17h
Local: Lago dos Patos
18 de fevereiro
Banda Bicha
Horário: 12h
Local: em frente à Praça Ênio Chiesa com a rua Joseph Zarzour
Bloco Academia Superação
Horário: 14h
Trajeto: Avenida Damião Lins de Vasconcelos, avenida Jaime Regalo Pereira, avenida Plínio F. Gonçalves, rua Sargento da Aeronáutica Manoel Dias da Silva, e retornando pela avenida Damião Lins de Vasconcelos.
Bloco dos Fanfarrões
Horário: 15h
Trajeto: Rua Central, rua Morás, rua Itu, rua Dr. Domingos Paschoal Benedito, viela Tietê, rua José Manoel Lopes, rua Tapiratiba, rua Miranhas até a rua Jandira
Bloco Bororó
Horário: 13h30
Trajeto: Alameda das Tulipas, avenida Odair Santanelli, rua Celia Domingues Faustino, retorno pela alameda das Tulipas
Bloco Pato Esganado
Horário: 17h
Local: Lago dos Patos
19 de fevereiro
Bloco Pato Esganado
Horário: 17h
Local: Lago dos Patos
25 de fevereiro
Bloco “Ki Cachorro Uq”
Horário: 12h
Trajeto: Rua Doutor Carlos Aparecido Rabelo de Freitas
28 de fevereiro
Bloco da Terê
Horário: 14h
Local: Bosque Maia
4 de março
Unidos dos Meus Ovos
Horário: 12h
Trajeto: Viela Camboriú, rua Raimundo Almeida de Araújo, rua Tijucas do Sul, rua dos Guedes, retorno para a viela Camboriú
Bloco Dazantiga
Horário: 15h
Trajeto: Saída da rua Luís Gama com destino à rua Soldado José Hipólito
5 de março
Folia da Vila Augusta
Horário: 10h
Trajeto:Rua Francisco Antunes, com retorno pela rua Cônego Valadão
12 de março
Bloco do Bem Dito
Horário: 11h
Trajeto: Rua Águas Limpas, rua São Miguel dos Campos, rua Padre Cláudio Arenal, rua Fonte Boa, rua Aporé, retorno pela rua Carlos Korkischko