As tradicionais festas juninas já tomam conta dos calendários de eventos e garantem diversão em muitas cidades. Para que as festividades ocorram de forma segura, a EDP São Paulo alerta para alguns cuidados em relação à rede elétrica, seja na utilização de enfeites, fogos de artifício ou dos balões, que são proibidos por lei.
Somente em Guarulhos, de janeiro a maio deste ano, mais de sete mil clientes ficaram com o fornecimento de energia interrompido devido a ocorrências deste tipo.
Os cuidados com a segurança começam com os preparativos para a festa. Na hora de fixar ornamentos típicos como bandeirolas, faixas e outros adereços, vale lembrar que, por questão de segurança, não é permitida a utilização dos postes da Distribuidora. Todas as instalações da rede elétrica, que compreendem equipamentos como transformadores, estruturas e meios de transmissão de energia, como cabos e demais componentes da rede, energizados ou não, apresentam risco e não podem ser utilizados para fixação de decorações.
O Relações Institucionais da EDP São Paulo, Marcos Scarpa, reforça que não é permitida em nenhuma ocasião que sejam feitas ligações irregulares para energizar as barracas nas festas de rua. “As ligações clandestinas, além de serem consideradas crime, aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica. Caso necessário, os responsáveis pelos eventos devem procurar a Concessionária e solicitar ligações provisórias com antecedência, que serão realizadas pela equipe de técnicos altamente capacitados”.
Balões
A EDP São Paulo alerta para os riscos de se soltar balões, que, ao atingirem a rede elétrica, podem causar acidentes, curto-circuito e incêndios. Em defesa do meio ambiente, a Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, estabelece que fabricar, vender, transportar ou soltar balões são atos passíveis de pena de um a três anos de detenção e multa.
É importante orientar que, em caso de qualquer anomalia na rede elétrica, os consumidores devem entrar em contato pelo site da Distribuidora ou pela Central de Atendimento ao Cliente, por meio do 0800 721 0123, que funciona 24 horas e com ligação gratuita.
Fonte: Click Guarulhos