Ações voltadas à saúde da pessoa idosa serão intensificadas no Dia D

0
1318

 

Nesta sexta-feira (15) acontece o Dia D do Setembro Verde, mês dedicado à saúde da população idosa. Nesta data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão intensificar as ações voltadas a esse público, com uma programação variada, que oferecerá desde consultas e exames até atividades para fortalecer a memória, a autoestima, bem como a parte motora e muscular.

 

 

Vôlei adaptado, aulas de pilates, de dança e caminhada; jogos de tabuleiro; baile da terceira idade; massagem; palestras sobre cuidados de higiene, automedicação e acidentes domésticos; testes para rastrear perdas cognitivas; sessão de fotos; e discussão sobre os direitos dos idosos, são algumas das atrações previstas. A programação será diferente em cada unidade. Para participar, a pessoa deve procurar a UBS mais perto de sua residência.

 

O Setembro Verde é uma ação do projeto Movimenta Saúde, pelo qual cada mês será condecorado com uma cor e dedicado à reflexão de um tema diferente. A programação de saúde voltada à população com idade igual ou superior a 60 anos vai antecipar na cidade a abertura da Semana promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada neste ano de 18 a 24 de setembro.

 

 

Dentro da programação da Semana Municipal da Pessoa Idosa, também será realizado o Dia de Promoção à Saúde, na quinta-feira (21), das 9 às 12 horas, na tenda branca do Bosque Maia. Diversas atividades voltadas a esse público serão promovidas no local, incluindo roda de conversa pelo Ambienta Saúde (programa que visa melhorar as condições socioambientais do município), práticas corporais e de meditação, circuito funcional, dança e esportes adaptados com educadores físicos.

 

Ao mesmo tempo, também será comemorado no local o Dia Mundial da Paz, com a “Dança Circular pela Paz”, atividade escolhida por vários países para marcar a data. O movimento mundial tem sido organizado virtualmente pela expoente coreógrafa Friedel Klokle-Eibl e, em Guarulhos, é conduzido pela coordenadora do Tear, Denise Antunes.