Os benefícios da alimentação com mantimentos integrais

0
1361

 

Os alimentos integrais são fontes de diversos nutrientes, tais como, a vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais: como o selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Esses mantimentos podem ser incluídos diariamente na dieta ao optar pelo consumo de arroz integral, granola e outros grãos integrais, a exemplo da aveia. As massas e pães brancos devem ser substituídos pelas versões integrais.

 

 

De acordo Cristiane Botelho, nutricionista da Clínica de Nutrição da Universidade Univeritas/UNG, os alimentos integrais possuem uma grande quantidade de fibras, que absorvem água formando uma espécie de gel no estômago, ficando lá por mais tempo, causando a sensação de saciedade, ou seja, “matam a fome” por mais tempo. “O consumo do integral faz com que a pessoa senta menos fome, e isso pode ajudar com que o consumo de outros alimentos seja menor. Sobretudo, para quebrar a fibra do alimento é necessário mastigá-lo mais vezes, facilitando a digestão e maior aproveitamento dos nutrientes. O processo de mastigação ajuda também ajuda a ativar a sensação de saciedade”, explica.

 

Em relação às questões calóricas, os alimentos integrais e os refinados possuem quase o mesmo valor energético. A grande diferença está na composição nutricional entre eles. Os integrais por não passarem pelo processo de refinamento, mantem suas características originais, preservando sua propriedade nutricional, enquanto os refinados, perdem, durante o processo industrial, boa parte dos nutrientes e fibras que possuem. Contudo, é essencial a ingestão de água, para evitar problemas de constipação.

 

Benefícios

Os alimentos integrais, também, ajudam no tratamento ou prevenção de doenças, pois preservam os minerais e vitaminas em sua composição, e pela riqueza em fibras que contribuem para melhorar o bom funcionamento do intestino e do organismo como um todo. O consumo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo. Os níveis de açúcares no corpo também são equilibrados, pois a liberação da glicose se torna mais lenta e constante, beneficiando especialmente os portadores de diabetes. Além disso, por serem ricos em fibras limpam o organismo, ajudando a retirar a gordura, os açúcares e as substâncias toxicas presentes no corpo, e ajudam a baixar os níveis de LDL, também conhecido como colesterol ruim, o que previne doenças cardiovasculares.