EPG Patrícia Galvão-Pagu entrega cadeira de rodas para aluno em festa

0
1118

 

Nesta quinta-feira (1º), durante a 4ª Edição da Festa da Família, na EPG Patrícia Galvão-Pagu, no Cabuçu, foi realizada a entrega de uma cadeira de rodas adaptada para um aluno da unidade escolar. Parceria com o Colégio Autêntico, por meio da Campanha solidária Lacre do Bem, professores, alunos e famílias participaram da arrecadação de lacres de latinhas de alumínio para essa conquista.

 

 

Iniciativa das professoras Solange Sanchez e Andressa Reis, a entrega da cadeira veio da necessidade de assegurar a qualidade de vida e a acessibilidade do aluno Arthur Hernandez Damasceno, que possui paralisia cerebral. “Quando ficamos sabendo do projeto no Colégio das nossas filhas, eles não sabiam quem poderia ser beneficiado, a partir daí sugerimos o nosso aluno Arthur para ganhar a cadeira de rodas. É com a união de todos que atingimos nosso alvo e o melhor para a vida do nosso aluno.”, contou Solange Sanchez.

 

Adriana Hernandez, mãe do Arthur, é uma participante engajada nas atividades que acontecem na escola e esteve na programação da festa oferecendo seu serviço como podóloga. Ao falar do apoio que recebe da escola nos cuidados especiais com o seu filho, se emociona.

 

“Lutei com meu filho durante 38 dias internado entre a vida e a morte no hospital, em nenhum momento perdi a fé e ver meu filho hoje aqui feliz, é tudo na minha vida. Com a escola me dando esse apoio, cuidando bem dele, consigo trabalhar e continuar sonhando”.

 

“O Mundo é meu e seu também”

 

A festa que já é esperada pela comunidade pela sua tradição, envolveu pais e alunos para um dia de muita diversão, emoção e diversos serviços gratuitos oferecidos à população, tais como, corte de cabelo, podologia, oficinas e entre outros.

Na sala das professoras Alessandra, Elaine, Alexandra e Simone, dos alunos do ensino fundamental, teve uma abordagem sobre os valores contidos nos grandes clássicos de filmes infantis. Valores como o respeito às diferenças, a importância da amizade, a necessidade dos alunos cuidarem dos seus brinquedos e materiais escolares, que fazem parte da história no filme “Toy Story”.

 

Durante a festa, as crianças puderam se divertir com os brinquedos que foram criados juntamente com as famílias. Os brinquedos feitos com garrafas pet, caixas de papelão e entre outros materiais recicláveis, foram confeccionados com a criatividade dos próprios pais e alunos.

 

As alunas e irmãs Julia Stephany e Victoria Sophia Mariano da Silva criaram uma “máquina de doces”, toda colorida e enfeitada com balas e pirulito. Quando o participante selecionava uma tampa, o barbante puxava um doce surpresa. “É muito fácil e legal, você pode ganhar uma bala, um pirulito ou um saquinho de doces!”, explicou Julia, como funcionava o brinquedo.

 

A professora Nayara Campos Palma contou como foi escolher o tema “O Pequeno Príncipe” idealizado pela professora Vera Regina Lucio Miris, desenvolvido em sala de aula com os alunos.

 

“O tema escolhido pela professora Vera veio da intenção de trabalhar os valores resgatados na história do Pequeno Príncipe, onde cada pessoa tem um valor, bom ou ruim, aplicando os aprendizados como ‘Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas’. Foi proporcionado aos alunos momentos de reflexão, roda de conversas, identificação de conflitos que cada criança possui e principalmente atraindo as famílias para dentro da escola”, relatou Nayara Campos, sobre o resultado do esforço e comprometimento de todos envolvidos no projeto.

 

Além disso, também foram abordados assuntos como o resgate da infância de cada pai, com mural de fotos, um caderno “Alfabetário”, além de maquetes dos planetas do Sistema Solar, feito em casa com os pais, que ficaram de exposição.

 

A programação contou ainda, com diversos trabalhos sobre o resgate da construção dos valores humanos apresentados pelos alunos, tais como, plantio de girassóis com o projeto “Cultive o bem”, além de piscina de bolinhas, bolo, bazar e entre outras atrações.