Novembro chegou com grande expectativa, pois é a época da “megaliquidação de produtos”. Para o consumidor é uma grande oportunidade de encontrar o produto desejado por preço reduzido, já que também é a época de recebimento da primeira parcela do 13º salário e dos fornecedores aumentarem suas vendas e renovarem seus estoques para o Natal. O Procon Guarulhos orienta os consumidores sobre as fraudes que podem ocorrer durante a famosa Black Friday.
De acordo com o Procon, em primeiro lugar é importante realizar as pesquisas de preço com antecedência para garantir economia e produtos de qualidade. É normal nesse período a conduta ilícita de alguns fornecedores que sobem os preços na véspera e baixam na data como se fosse uma oferta (maquiagem de desconto). Tal prática é contrária ao artigo 37, § 1° do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, considerada publicidade enganosa.
O órgão também destaca o recebimento de malas diretas. Nessa época, o consumidor recebe muitas ofertas de promoções por e-mails. A orientação é não realizar a compra clicando direto no e-mail e sim no site da empresa, onde é possível verificar se realmente aquele produto está em promoção. De acordo com o Procon, grande parte dessas promoções são fraudes, o consumidor paga e não recebe o produto, pois os estelionatários emitem boletos falsos.
O Procon sugere que o consumidor opte por realizar compras em sites conhecidos e confiáveis e que desconfie de preços muito baixos. O órgão disponibiliza a relação dos 500 sites que devem ser evitados a todo custo. São inúmeros os golpes no mercado virtual.
Outra importante orientação é para que o consumidor procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Se o fornecedor não possuir essas informações, o consumidor deve escolher outro. Optar pelo pagamento no cartão é mais seguro, pois o consumidor poderá obter o ressarcimento dos valores junto à operadora, caso necessário. No boleto bancário o índice de fraude é muito maior.
Documentar o pedido sempre é a melhor opção para o consumidor reclamar posteriormente de eventual descumprimento da oferta (preço, prazo de entrega, etc). O consumidor deve optar em realizar a compra por meio do próprio computador, celular ou tablet, evitando lan houses e cyber cafés, onde a segurança virtual nem sempre é adequada.
Os consumidores que se sentirem lesados na Black Friday podem denunciar pelo telefone 151 whatsapp: 11-99656-9677, ou, se preferir, presencialmente em uma das unidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Serviço
Procon Central: Rua Sete de Setembro nº 164, Centro. Telefone (11) 2468-0008.
Procon São João: Rua Mesquita nº161, Jardim São João. Telefone (11) 2408-4315.
Procon Pimentas: Estrada Capão Bonito nº 53, Conjunto Marcos Freire, Prédio do CIC. Telefone (11) 2484-1070.
A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Nos EUA a data é uma tradição e é muito esperada pelo povo americano. No Brasil, a primeira edição do Black Friday aconteceu no ano de 2010.
Apesar de ser interessante para o consumidor, a coordenadora do Procon de Guarulhos, Vera Lúcia Gomes, esclarece que é importante o consumidor se programar com antecedência e tomar alguns cuidados. “As promoções das lojas realmente são tentadoras, mas o consumidor deve ficar atento para não cair em falsas promoções”; e salienta que nesse dia, a equipe do Procon estará de plantão das 8 às 24 horas, registrando as denúncias e solucionando as questões diretamente com os fornecedores.