Prefeitura entrega Central de Triagem de Recicláveis na Vila Galvão

0
1093

 

A região da Vila Galvão passa a contar, a partir desta quinta-feira (4), com a Central Municipal de Triagem de Materiais Recicláveis, instalada na Rua Ipiranga, 517, na Vila Rosália. Viabilizado pela Prefeitura de Guarulhos, o local será utilizado pelas cooperativas de catadores cadastradas na Secretaria de Serviços Públicos, que poderão realizar a separação dos resíduos sólidos recicláveis e dar a destinação correta a eles.

 

 

O prefeito Guti participou da cerimônia de inauguração e lembrou que o equipamento é peça fundamental para o reaproveitamento dos resíduos secos recicláveis. “Esses materiais são encaminhados para empresas para reaproveitamento, transformando-os em um novo produto ou matéria-prima. Além dos benefícios ambientais da reciclagem, a coleta desses resíduos é uma forma de geração de renda para os catadores. As cidades do futuro precisarão saber lidar com o lixo produzido e Guarulhos, com as três centrais de triagem, está dando um passo importante para esse futuro”, comentou.

 

Já o secretário de Serviços Públicos, Edmilson Americano, afirmou que o local foi construído para dar melhores condições de trabalho aos catadores. “Eles precisam de um local digno para trabalhar. Esta central é o nosso reconhecimento pela grande parceria que temos com as cooperativas. Sabemos que eles irão cuidar com muito carinho daqui”, afirmou.

 

Os catadores que irão utilizar o espaço também comemoraram a conquista. “É uma nova etapa de trabalho para nós. Estamos saindo de uma forma de serviço que ninguém apoiava para um sistema que melhora todo o nosso trabalho. Agora, depois de fazer a coleta, vamos trazer todo o material para cá e realizar a triagem com uma estrutura bem melhor. O que fazemos não é apenas catar lixo, nosso trabalho também auxilia na limpeza da cidade e no meio ambiente”, festejou Gerson Fernando da Silva, presidente da Cooperativa Guarulhos Recicla.

 

Estrutura

 

O terreno tem cerca de dois mil metros quadrados e a estrutura construída conta com escritório, que também será utilizado como guarita, vestiários (feminino e masculino) e refeitório, além de sete baias para a separação dos materiais e outras duas que irão abrigar uma prensa e uma balança, a fim de melhorar a organização do material estocado e valorizar sua comercialização, elevando assim a renda desses trabalhadores.

 

Central Municipal de Triagem de Recicláveis

 

Unidade Vila Galvão – Rua Ipiranga, 517

Unidade Ponte Alta – Rua Mário Luís Macca, 1.522

Unidade Taboão – Rua Estrela D’Oeste, 119