Em mais uma ação do Grupo de Fiscalização Integrada, formado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Guarulhos, GCM Ambiental, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Fundação Florestal do Estado de São Paulo, foram interrompidos, na última quinta-feira (12), desmatamento e construção de uma rua clandestina em área guarulhense do Parque Estadual do Itaberaba. Não houve flagrante e as operações vão ser intensificadas para impedir novas invasões no local.
Já na região do Lavras, equipe de fiscalização composta por agentes da GCM Ambiental, Sema e Secretaria de Justiça encontrou durante operação realizada na sexta-feira (13) uma recicladora clandestina em funcionamento na rua Cerâmica, local de interesse ambiental devido à existência de lagoas formadas nos antigos pontos de extração de areia. Todos os equipamentos foram apreendidos.
Parque Estadual Itaberaba
Criado pelo em 30 de março de 2010, o Parque Estadual Itaberaba localiza-se no sul do Estado de São Paulo, entre os municípios de Guarulhos, Arujá, Mairiporã, Nazaré Paulista e Santa Isabel.
Disque-Denúncia Verde
Todo cidadão pode denunciar irregularidades pelo telefone 0800-772-2007. Não é preciso se identificar.