A Prefeitura de Guarulhos mais uma vez se antecipou ao calendário estadual e começou nesta segunda-feira (14) a vacinação de pessoas com 50 anos ou mais contra a covid-19. Portanto, a população com essa faixa etária já pode se cadastrar no site bit.ly/VacinaGru e agendar sua vacina em uma das 66 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, das 8h às 17h.
Para agilizar, no dia da vacinação, quem puder deve levar impresso o formulário de cadastro do Vacivida, cuja opção é apresentada durante o preenchimento do formulário online no site da Prefeitura. O cadastro já está aberto para toda a população maior de 18 anos, cujo agendamento será gradualmente disponibilizado conforme acronologia das novas fases. Somente neste domingo, o sistema online registrou 6.818 cadastramentos, totalizando mais de 106 mil desde 26 de maio passado, quando teve início a operação do novo portal.
Liberados de cadastro
Podem se vacinar diretamente nas UBS, sem necessidade de cadastro prévio, os grupos que foram contemplados nas primeiras fases da campanha de vacinação contra a covid-19, conforme a relação abaixo:
– Pessoa idosa (60 anos ou mais);
– Pessoa com síndrome de Down (18 anos ou mais): apresentar relatório médico;
– Trabalhador da saúde (18 anos ou mais): comprovar vinculação ativa com serviço de saúde do município de Guarulhos mediante apresentação de carteira de trabalho ou holerite (original e cópia), ou declaração emitida pelo serviço de saúde em papel timbrado contendo data, nome e assinatura do responsável. As cópias serão retidas pela UBS, exceto a declaração da empresa, que será retida a via original.
– Pessoas com doença renal em diálise (18 anos ou mais): apresentar relatório médico;
– Pessoas transplantadas imunossuprimidas (18 anos ou mais): apresentar relatório médico;
– Gestantes e puérperas com comorbidades (18 anos ou mais): apresentar relatório médico;
– Gestantes e puérperas sem comorbidades (18 anos ou mais);
– Pessoas com deficiência permanente de 18 a 59 anos: apresentar relatório médico;
– Pessoas com doenças crônicas (18 anos ou mais): apresentar relatório/prescrição médica;
– Motoristas e cobradores de transporte intermunicipal (18 anos ou mais): comprovar vinculação ativa com serviço de transporte no município de Guarulhos;
– Motoristas e cobradores de transporte municipal (18 anos ou mais): comprovar vinculação ativa com serviço de transporte no município de Guarulhos;
– 2ª dose de pessoas que moram ou trabalham (comprovadamente) em Guarulhos e perderam a data do agendamento da 2ª dose.
Profissionais da educação
Os profissionais da educação que atuam nas redes municipal, estadual e particular de Guarulhos, com atendimento na educação infantil (creche e pré-escola), não precisam se cadastrar no site da Prefeitura. No entanto, eles devem fazer o cadastro no site vacinaja.sp.gov.br/educacao e aguardar o recebimento do QR Code para se vacinar na UBS mais perto de sua residência.
Já os professores e profissionais que atuam nas escolas das redes pública e particular de Guarulhos no ensino fundamental, educação de jovens e adultos, ensinos médio e superior, profissionalizante, professores especialistas ou em órgãos administrativos, como Secretaria de Educação, CEUs e Diretorias de Ensino, além do cadastramento no vacinaja.sp.gov.br/educação, também precisam se cadastrar no sistema online GRU Vacina (https://bit.ly/VacinaGru) para receberem a imunização.
No dia da vacinação, esses profissionais devem apresentar o QR Code, cópia do holerite referente ao mês de maio de 2021, cópia do comprovante de endereço, documento de identificação com foto e cartão do SUS.
Transporte escolar
Os trabalhadores das vans do transporte escolar de Guarulhos serão vacinados contra a covid-19 nesta segunda e terça-feira, dias 14 e 15, das 9h às 16h, na unidade do Fácil STMU, localizada na alameda dos Lírios, 303, Parque Cecap. Para receber a vacina eles precisam apresentar alvará de funcionamento, documento de identidade com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
Trabalhadores do aeroporto
Nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, será a vez dos trabalhadores que atuam no aeroporto de Guarulhos, que serão vacinados no próprio local. Além de documento de identidade com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência, eles devem apresentar comprovação de vínculo com o aeroporto. No caso daqueles que atuam no transporte público individual de passageiros, eles precisam levar o alvará de permissão para o exercício da atividade emitido pela Prefeitura.