A partir de 2022, mais 86 escolas estaduais da região metropolitana de São Paulo farão parte do Programa de Ensino Integral (PEI). Em Guarulhos, 26 escolas passarão a receber o modelo.
O anúncio da expansão do programa para 778 unidades de todo estado foi feito nesta segunda-feira (12) pelo governador João Doria e pelo secretário Estadual da Educação Rossieli Soares.
“Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria.
No total, serão 1.855 escolas atendidas no modelo. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades. “Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo”, afirmou Rossieli.
“Ao noticiar que a nossa escola seria PEI, pensei nos meus alunos que são vulneráveis, que muitas vezes se encontrava na rua sem nenhum rumo, sei que a PEI mudará o rumo dessas crianças que serão o futuro do nosso país”, disse Wellington de Jesus Carvalho, diretor da Escola Estadual Vicente Melro, em Guarulhos.
Mais escolas
A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho.
O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855. Destaque para oito cidades com mais de 50 mil habitantes: Piracicaba, Mirassol, Campo Limpo Paulista, Lorena, Avaré, Barretos, Olímpia e Fernandópolis passarão a oferecer o PEI em 80% das escolas.
Os investimentos na jornada integral refletem em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano de implantação do programa.
O crescimento de alunos atendidos pela iniciativa também é destacado por Rossieli. “Em 2019, eram 135 mil estudantes nas 417 PEIs. Em março deste ano, saltamos para 437 mil alunos, um crescimento de 224%”.
– Escolas PEI cresceram 1,2 pontos no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6.
– Das escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs.
– 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs.
95% de satisfação
Em agosto de 2020, pesquisa avaliou a percepção de 13 mil professores e 121 mil estudantes da rede pública estadual envolvidos no PEI:
– De 0 a 10, os professores recomendariam 9,1 as escolas em que atuam aos colegas de profissão;
– De 0 a 10, os estudantes recomendariam 8,5 as escolas em que atuam aos colegas;
– 95% dos professores se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos em atuar nas escolas.
Veja as escolas de Guarulhos que serão atendidas pelo Programa de Ensino Integral (PEI)
E.E PROFESSOR ALLYRIO DE FIGUEIREDO BRASIL
E.E FRANCISCO ANTUNES FILHO
E.E FRANCISCO MILTON DE ANDRADE
E.E PROFESSORA GENOEFA D AQUINO PACITTI
E.E JOSE LEME LOPES DOUTOR
E.E MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS
E.E MARIA HELENA FARIA LIMA E CUNHA
E.E PROFESSOR PLINIO PAULO BRAGA
E.E PROFESSORA VALDERICE THEREZINHA DA MOTTA CAMPOS MARCHINI
E.E PROFESSOR ALBERTO BACAN
E.E PROFESSORA ALICE CHUERY
E.E PADRE AUGUST JOHANNES FERDINANDUS STAUDER
E.E BARTHOLOMEU DE CARLOS
E.E PADRE BRUNO RICCO
E.E PROFESSOR ENNIO CHIESA
E.E ÉRICO VERÍSSIMO
E.E GUILHERMINO RODRIGUES DE LIMA
E.E PROFESSOR HOMERO RUBENS DE SÁ
E.E INOCOOP II
E.E JARDIM ARUJÁ
E.E PROFESSORA LAURA DA PURIFICAÇÃO DE CASTRO MENDES
E.E OSWALDO SAMPAIO ALVES
E.E PROFESSOR PASCOAL MAIMONI FILHO
E.E PIMENTAS VII
E.E PROFESSORA THEREZINHA CLOSA ELEUTERIO
E.E VICENTE MELRO
Fonte: Click Guarulhos