A Defesa Civil de Guarulhos participou nesta quarta-feira (19) de um simulado de acidente químico com vazão de fumaça tóxica e resgate de cinco vítimas em um laboratório da empresa União Química Farmacêutica, em Vila Sant Anna, junto a mais de 50 agentes da brigada de emergências da companhia, do Sistema Integrado de Emergência de Guarulhos (Sieg) e do Corpo de Bombeiros.
Sem que soubessem do treinamento, cerca de 300 funcionários evacuaram o local após o alerta de emergência. Vestidas com equipamentos de proteção individual e respiratória, as equipes do Corpo de Bombeiros e do Sieg entraram na zona de perigo e retiraram as vítimas com dificuldades de respiração.
Rapidamente os agentes municipais as conduziram com segurança à área de triagem e, em seguida, às ambulâncias para o encaminhamento a unidades de saúde. Dentre os feridos, quatro haviam sofrido trauma e inalado produto químico, sendo dois em estado grave e outros dois com leves sintomas, além de um que sofreu um forte choque elétrico ao tentar sair dos fundos do laboratório.
A brigada eliminou o risco de intoxicação química e de vazamento dos gases com água pulverizada e técnicas de ventilação tática, além da checagem da segurança dos equipamentos. “Foi muito positivo o engajamento de todas as equipes. Já treinamos diversas vezes nesta empresa, em vários cenários, e a cada instante vivenciamos uma situação que nos prepara ainda mais para o atendimento no caso de um problema real”, ressaltou o coordenador-adjunto da Defesa Civil, Israel Soares.
Emergências
A Defesa Civil pode ser acionada 24 horas, todos os dias da semana, pelo telefone 199.