Entre os dias 22 e 24 de setembro a cidade respira novos ares com grandes espetáculos do II Festival de Ópera de Guarulhos, série de concertos que no próximo final de semana chegam ao Teatro Adamastor trazendo elenco premiado, diretores e especialistas do gênero, além de um clima cheio de lirismo. Os ingressos para todos os espetáculos são gratuitos e devem ser adquiridos com antecedência pelo site http://orquestrasdeguarulhos.com/ingressos.
Iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, o II Festival de Ópera de Guarulhos conta com o apoio do programa Mais Futuro, que dentre vários aspectos objetiva a circulação de eventos culturais nos espaços públicos da cidade.
Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini
Às 20h desta sexta-feira (22) e às 17h do domingo (24), a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos reafirma valiosa parceria com a série de concertos Astra-Finamax, celebrada com a montagem da ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini.
Ópera cômica em um ato, para a qual foi criada a famosa ária O Mio Babbino Caro, Gianni Schicchi trata das peripécias de um grupo de parentes em busca de uma herança milionária.
Com direção cênica de William Pereira e direção musical de Emiliano Patarra, a ópera traz no elenco 13 cantores, que interpretam os personagens da comédia: Vinicius Atique, Thayana Roverso, Giovanni Tristacci, Nathalia Serrano, Tati Helene, Mere Oliveira, Saulo Javan, Gustavo Lassen, Max Costa, Cleyton Pulzi, Eduardo Abumrad, Eduardo Abumrad e David Pinheiro Pinellino.
Chapeuzinho Vermelho
Depois de circuito de apresentações gratuitas no Cemear e em todos os CEUs da cidade, neste sábado (23), às 15h, a ópera infantil Chapeuzinho Vermelho, do compositor russo Cesar Cui, chega ao Teatro Adamastor.
Composta originalmente para piano, a ópera enfatiza o protagonismo feminino, com elenco composto pelas cantoras Tatiane Reis, Daiane Scales e Cíntia Cunha, além do pianista Jordan Alexander. O espetáculo tem direção musical do maestro Kevin Camargo e direção cênica de Felipe Venâncio.
A tradução direta do russo para o português foi feita por Irineu Perpétuo, jornalista, tradutor e crítico musical da revista Concerto.
O Teatro Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.