Evento inédito na cidade, o 1º Encontro sobre Abelhas Nativas de Guarulhos reuniu cerca de 50 pessoas neste domingo (24) no Bosque Maia. O encontro ocorreu em duas etapas, sendo um ciclo de palestras ministradas durante a manhã pelos técnicos parceiros da Prefeitura de São Paulo, da Fundação Florestal, do Instituto Butantan, da USP Leste e da Secretaria da Saúde de Guarulhos. Os temas abordados foram diversidade, conservação, educação ambiental e a criação de abelhas nativas (meliponicultora).
Durante a tarde, não somente os inscritos no evento, mas também muitas pessoas que estavam passeando no parque participaram das atividades promovidas no viveiro educador, onde ocorreram a trilha das abelhas e as oficinas sobre o manejo desses animais e tipos de caixas de suporte às colmeias com impressão 3D, com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meliponicultura e da Esap-LAB, respectivamente.
Os participantes do projeto de educação ambiental APA Meu Lugar – Núcleo Tanque Grande, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente com o apoio do Fundo Ambiental, também estiveram presentes obtendo subsídios para implantar iniciativas em meliponicultora na região.