UBS abertas aos sábados são oportunidade para atualizar a carteirinha de vacinação

0
26

 

Manter a caderneta de vacinação atualizada é essencial para garantir a proteção contra diversas doenças e começar o ano com saúde. Para facilitar o acesso à imunização, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Munhoz, Jovaia, Ponte Alta e Nova Cidade estarão abertas no próximo sábado (11), das 8h às 16h, oferecendo uma oportunidade para quem precisa regularizar o esquema vacinal.

 

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

 

Entre as vacinas disponíveis estão a pentavalente, que previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemophilus influenzae tipo B, a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola e é indicada para crianças e adultos, e a vacina contra a poliomielite (VIP), essencial para prevenir a paralisia infantil.

 

Também estão disponíveis a vacina contra o HPV, oferecida para meninas e meninos a partir dos nove anos e que protege contra o papilomavírus humano, causador de cânceres como o do colo do útero, as vacinas contra as hepatites A e B, que protegem contra os dois tipos mais comuns dessas doenças, e a vacina contra a febre amarela, recomendada para adultos não vacinados até 59 anos e para crianças menores de cinco anos.

 

Além dessas, também é possível tomar a vacina contra a covid-19, disponível para crianças entre seis meses e menores de cinco anos e para todas as pessoas acima de 12 anos de idade. As doses estão concentradas em 20 polos, dos quais três abrem no sábado: as UBS Jardim Munhoz, Jovaia e Ponte Alta.

 

A iniciativa tem como objetivo atender pessoas que, durante a semana, não conseguem comparecer às UBS por conta de compromissos de trabalho, estudo ou outras demandas. No local será possível verificar a situação vacinal, tomar as doses pendentes e receber orientações sobre a importância da imunização em todas as etapas da vida. Não é necessário agendamento prévio, basta levar um documento com foto e a carteirinha de vacinação.

 

Outros serviços de saúde disponíveis

 

Além das vacinas, as UBS que estarão abertas no sábado oferecerão os serviços tradicionais, como testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial e glicemia (com pedido médico), curativos e dispensação de medicamentos. Já as consultas médicas e os exames de Papanicolau precisam ser agendados previamente na própria unidade ou pelo aplicativo Saúde Guarulhos (bit.ly/3E13Wek).

 

As UBS também contarão com ações especiais relacionadas às campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo. As atividades incluem orientações sobre cuidados em saúde mental, disponíveis nas UBS Jardim Munhoz e Nova Cidade, sobre hanseníase, nas UBS Jovaia e Nova Cidade, e a respeito da cultura da paz na UBS Ponte Alta, que também abordará o combate à dengue.

 

Serviço

 

UBS Jardim Munhoz: rua Professor José Munhoz, 474, Jardim Munhoz

UBS Jovaia: avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.361, Jardim Rossi

UBS Ponte Alta: rua São Paulo, 107, Jardim Nova Ponte Alta

UBS Nova Cidade: rua Angelo Roberto Orsomarso, 146, Jardim Nova Cidade