A Orquestra Jovem de Guarulhos inicia a Temporada 2015 com concerto no sábado, 21, às 20h, no Teatro Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). A entrada é franca. Sob regência de Emiliano Patarra, o concerto terá no programa Abertura Egmont, op. 84, do alemão Ludwig Van Beethoven (1770-1827) e Sinfonia nº 5 em Ré menor, op. 47, do compositor russo Dmitri Shostakovich (1906-1975).
Com duração aproximada de 1h15, a apresentação deve surpreender o público com as nuances de ambas as peças: Abertura Egmont é vibrante e uma das mais conhecidas no gênero. Já a Sinfonia nº 5, bastante impactante, retrata o período em que foi composta (1936), quando a antiga União Soviética vivia um momento turbulento de restrição à liberdade de expressão. “A Sinfonia de Shostakovich é tão vibrante quanto a Abertura Egmont. E as duas são grandes exemplos de músicas ligadas à defesa de ideais de liberdade, para além das notas musicais”, explicou o regente e também responsável pela direção artística e musical do grupo, Emiliano Patarra, salientando que é a primeira vez que a Orquestra adota a estratégia de apresentar uma temporada inteira. “Lançar uma temporada é um desafio”, disse.
Temporada 2015
O público vai poder conferir um pouco de tudo durante a Temporada 2015 da Orquestra Jovem. A programação, que terá um concerto por mês até o fim do ano, vai ser bem robusta, contando, desde solista internacional (o violonista Fábio Zanon), corais e regente estrangeiro, passando por balé (o tradicionalíssimo O Quebra Nozes de Tchaikovsky), ópera e os concursos instrumental e de solistas. Para coroar a temporada, a orquestra terá um concerto bem popular: vai subir ao palco com uma banda de rock, formada pelos próprios instrumentistas da orquestra, no dia do aniversário de Guarulhos, 8 de dezembro.
“Será um pouco de cada coisa. Quem nos prestigiar terá contato com o universo da música de concerto. Não vão ser apresentações nas mesmas linguagens, assim, o público vai poder formar seu gosto próprio, porque vamos apresentar desde ópera a balé”, expôs.
O próximo concerto, agendado para 18 de abril, terá a regência do maestro convidado Jesus Medina. Mexicano, Medina é, atualmente, diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Monterrey. Já em maio, o destaque fica para a apresentação do violonista, reconhecido internacionalmente, Fábio Zanon.
A orquestra
Formada, atualmente, por 75 músicos, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos foi criada em dezembro de 2003. É corpo estável do Conservatório Municipal de Guarulhos, ligado à Secretaria de Cultura do município. Todas as suas atividades visam ao aprimoramento e à profissionalização de seus jovens instrumentistas.
Serviço
Concerto de abertura da Temporada 2015 – Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos
Dia 21, às 20h
Teatro Adamastor – avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.
Entrada franca.
Retirada de ingressos uma hora antes do concerto.
Fonte: Prefeitura de Guarulhos