Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgataram nesta quinta-feira (20) um sagui no quintal de uma residência na rua José de Souza Mendes, no Jardim Fortaleza. Esses pequenos primatas vivem em áreas da Mata Atlântica e estão ameaçados, seja por um parente invasor, pelo tráfico de animais silvestres ou ainda pela hibridização, que é a mistura das espécies.
Eles acabam em áreas urbanas em virtude de ocupações irregulares de seus habitats naturais e especulações imobiliárias. No caso em questão, a solicitante acionou a Central 153 da GCM porque o animal poderia ser atacado e morto pelos cães, ou mesmo por mãos humanas, pois os primatas invadem residências em busca de alimentos.
Os agentes da Ambiental fizeram a captura, a contenção e o manejo do animal silvestre com sucesso utilizando equipamentos adequados, colocando-o em segurança em caixa de transporte. O primata foi encaminhado ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (Cetras-SP), onde recebeu cuidados médico-veterinários e, posteriormente, será libertado em área de soltura em seu habitat natural.