O custo do Passe Livre para estudantes e professores, por ano, seria de R$ 41,5 milhões, segundo o diretor financeiro da Secretaria de Transportes e Trânsito, Rodnei Minelli. O custo da gratuidade, em dois anos, seria próximo do valor total da reformulação do Trevo de Bonsucesso, que é a principal obra da segunda gestão do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT).
Protesto – Movimento Passe Livre não participou de audiência pública (Foto: Silvio Cesar / Arquivo FM)
Minelli participou na quarta-feira, 18, de audiência pública para discutir o projeto de lei que institui o passe livre para estudantes em Guarulhos. A proposta é do líder de governo, Samuel Vasconcelos (PT), que presidiu a audiência convocada pela Comissão de Juventude.
Estudos da Prefeitura apontam que, se não houvesse nenhuma gratuidade, o custo da tarifa de transporte coletivo em Guarulhos seria de R$ 2,09. O Sindicato dos Condutores levou cerca de 100 pessoas à audiência para se manifestar contrário ao projeto. Há temor que a concessão do passe livre corte vagas de cobradores. A Prefeitura não tem prazo para implantar o benefício.
Fonte: Folha Metropolitana