A Orquestra de Violeiros Coração da Viola levou música, alegria e esperança ao Hospital Infantil Darcy Vargas, no Morumbi, em São Paulo. A apresentação, viabilizada pela Secretaria de Cultura e realizada na quarta-feira (16), emocionou crianças, familiares e profissionais da saúde, reforçando o poder terapêutico da música e da cultura caipira.
Com um repertório que mescla clássicos da música sertaneja de raiz, canções folclóricas e composições autorais, o grupo formado por violeiros e cantores transformou o espaço hospitalar em um ambiente acolhedor e cheio de energia positiva. Muitas crianças, inclusive aquelas em tratamento prolongado, puderam interagir com os músicos, batendo palmas e até cantando junto.
“É com muita satisfação que a Secretaria de Cultura leva a orquestra de violeiros, importante bem cultural e imaterial de nossa cidade a quem mais precisa”, destacou João Márcio Vaz, secretário de Cultura. A Coração da Viola foi idealizada e formada por Tonico e Tinoco em 1979. Em 6 de junho daquele ano aconteceu o que nenhum outro caipira havia sonhado: uma apresentação no Theatro Municipal de São Paulo. E a orquestra estava lá, em um show de três horas da dupla Coração do Brasil, que reuniu um público recorde de 2.5 mil pessoas. Essa apresentação marcou o início da trajetória da orquestra e inspirou o lançamento do primeiro LP, A Viola no Teatro, e outros três discos de sucesso.
A música como aliada na recuperação
O Hospital Darcy Vargas, referência em pediatria, tem um histórico de parcerias com artistas e projetos sociais que utilizam a arte como ferramenta de humanização. Segundo os responsáveis pelo hospital, iniciativas como a da Orquestra Coração da Viola ajudam a reduzir a ansiedade e trazem momentos de descontração, contribuindo indiretamente para o tratamento médico.