Com uma produção mensal de 30.300 toneladas de lixo, Guarulhos figura na segunda posição dentre os municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) que mais produzem lixo. Segundo o “Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos”, divulgado pela Câmara Municipal de São Paulo, cada guarulhense produz diariamente 1,49 kg de resíduos. Em primeiro lugar aparece Poá, com 1,51 kg por cada habitante.
Ainda assim a cidade é também a que menos recicla. De acordo com o estudo, baseado nos dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento – SNIS de 2013, apenas 0,34% do material coletado é reciclado. Dessa forma, o município está abaixo da taxa média nacional que foi de 1,8%.
Além disso, Guarulhos está na 21ª posição dentre os 39 municípios que compõem a RMSP com uma taxa de apenas 4% da população atendida com coleta seletiva porta a porta.Segundo o SNIS, para 2013, a média nacional para essa variável foi de 32,2%.
Mensalmente, de acordo com o Departamento de Limpeza Urbana (Delurb) da Prefeitura, são coletadas cerca de 30.300 toneladas de resíduos pelas ruas de Guarulhos. No ano o número chega a pouco mais de 363.600 toneladas.
Em toda a RMSP, 59% dos municípios realizam o referido serviço enquanto nacionalmente a porcentagemm é de 43,3%. Já o valor médio nacional de massa coletada per capita em relação à população urbana foi de 1,01 kg dia por habitante. Esse indicador não considera apenas a massa de resíduos domiciliares, mas também os chamados “resíduos públicos”, que são resíduos oriundos da varrição ou limpeza de logradouros.
Fonte: Guarulhos Hoje