Aproximadamente 40 entidades sociais e organizações religiosas participaram do lançamento da “Operação Inverno” no último sábado, dia 3, no Restaurante Popular Solidariedade Josué de Castro (Taboão). O objetivo da ação é retirar das vias públicas pessoas em situação de rua nesta época de frio, encaminhando-as ao albergue e à Casa de Acolhimento, além de orientar sobre os demais programas sociais.
Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), o evento proporcionou um compartilhamento de experiências e ações já realizadas por essas instituições com o município. Pessoas em situação de rua também participaram do lançamento. A SDAS propôs a formação de parcerias, de modo que as entidades sensibilizem os seus membros sobre o assunto.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Arão dos Santos Silva, a parceria com entidades e organizações é positiva. “Um trabalho realizado em parceria com a sociedade civil organizada certamente trará ótimos resultados, pois essas entidades já desenvolvem atividades relevantes em relação às pessoas que se encontram em situação vulnerável. Além disso, o trabalho feito pelos voluntários nos traz uma demonstração de amor ao próximo, elemento essencial que, somado às políticas desenvolvidas pelo município, resultará em um grande sucesso no acolhimento daqueles que sofrem nas ruas com o frio do inverno”, afirmou Arão.
A pasta também disponibilizou canais de comunicação com a Secretaria, por meio do endereço eletrônico [email protected] e do telefone 2087-7400, a fim de obterem informações e orientações relacionadas ao acolhimento de pessoas em situação de rua.
Operação Inverno
A Operação Inverno será supervisionada por técnicos da SDAS, como assistentes sociais e psicólogos. A abordagem das pessoas será realizada por servidores da pasta com a colaboração voluntária de pessoas indicadas pelas entidades e organizações religiosas, as quais receberão orientações técnicas na Secretaria.