O número de ocorrências envolvendo animais silvestres este ano em Guarulhos, de acordo com os números da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, aumentou cerca de 40% no primeiro semestre deste ano, comparando com a média de 2013. Entre janeiro e junho de 2014, 258 casos com animais silvestres foram registrados na Inspetoria da Guarda Ambiental da cidade, contra uma média de 185 em seis meses do ano passado.
Entre os bichos apreendidos em ações da Guarda Ambiental, estão lagartos, serpentes, macacos, pássaros e jaguatiricas. O trabalho feito na inspetoria vem melhorando a cada ano, já que desde 2009 investimentos em equipamentos e cursos de capacitação tem ocorrido na cidade.
Já no Aeroporto Internacional de Guarulhos, as ocorrências com animais silvestres são controladas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). No local, caso sejam encontrados bichos passíveis de apreensão, que são os que não possuem documentos que comprovem a origem legal, ou que sejam espécies proibidas de comércio, eles são encaminhados ao Centro de Triagem de Fauna em Lorena, destinados a criadores ou zoológicos devidamente licenciados.
A maior parte das apreensões do aeroporto é com peixes ornamentais nativos da fauna brasileira, seguidos pelas aves, como, por exemplo, as Cacatuas e os Papagaios, tanto nativos quanto exóticos. Questionado a respeito de ocorrências envolvendo animais silvestres no Aeroporto de Guarulhos, o Ibama não respondeu até o fechamento desta edição.
Fonte: Guarulhos Hoje