A Big Band do Conservatório Municipal de Guarulhos se apresenta no Teatro Adamastor na próxima quinta-feira, dia 6, às 20 horas. Realizada semestralmente, a apresentação tem o objetivo oferecer às pessoas diferentes tipos de sonoridades e opções de estilo para formação de público.
De acordo com o professor Marcelo Mendonça, maestro regente da Big Band, a formação que caracteriza o grupo guarulhense conta ainda a incursão de instrumentos de percussão. A ideia de formação de big bands nasceu nos Estados Unidos na década de 20, tendo como formação tradicional bateria, baixo, guitarra e piano, popularmente conhecida por cozinha, com instrumentos de sopro, como trombones, saxofones e trompetes.
“Como fazemos muitas músicas brasileiras, salsa e ritmos com influência caribenha, utilizamos também instrumentos de percussão, além de quatro trombones, cinco trompetes e cinco saxofones, sendo dois altos, dois tenores e um barítono”, explicou o maestro.
Mendonça explica ainda, que em Guarulhos a Big Band do Conservatório Municipal foi criada em 2001 e é composta em sua maioria por músicos experientes, com alto nível técnico. Em 2005, foi necessário criar uma nova banda, a Prata da Casa, para atender à demanda de alunos iniciantes, ainda com pouco domínio técnico, mas com a mesma proposta de fazer música em grupo.
Ao público do Adamastor, o espetáculo promete um repertório variado com o melhor da música de James Brown e Steve Wonder; da salsa do cubano Arturo Sandoval, além de canções brasileiras como Upa Neguinho, famosa na interpretação de Elis Regina, Matizes, de Djavan, e da Bossa Nova de Tom Jobim, entre outras.
Serviço
Big Band do Conservatório Municipal de Guarulhos
Data: quinta-feira, 6 de julho
Horário: 20 horas
Local: Teatro Adamastor
Endereço: Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo