Cartunista leva desenhos e histórias para escola municipal na Vila Galvão

0
5

 

Histórias e desenhos fizeram parte do encontro do cartunista Fausto Bergocce com os alunos do ensino fundamental da EPG Moreira Matos, na Vila Galvão, na manhã desta sexta-feira (25). O encontro com o autor é parte do programa Literatura em Movimento 2025 da Secretaria de Educação, que na escola mencionada potencializa as ações que compõem intenso planejamento de atividades permanentes que se desdobram durante todo o ano letivo.

 

Foto: Camila Rhodes/PMG

 

“As atividades de fomento ao livro e à literatura desenvolvidas aqui na escola são muito significativas, e o resultado é esse, envolvimento e animação dos alunos com os livros e com as histórias”, pontua a professora da turma do 3º ano, Silvana Oliveira, encantada com o trabalho diferenciado das equipes de professores e gestores da unidade escolar que a acolheu no início do ano.

 

Reunidos no pátio da escola, os alunos ouviram as histórias de Fausto, momentos sobre sua infância, os livros que leu, as brincadeiras infantis e sua relação com os gibis. Segundo o autor, os grandes responsáveis por ele se tornar um cartunista. “Comecei a desenhar bem pequeno e nunca mais parei, fiz dos desenhos minha profissão”, disse o cartunista.

 

Essa já é a terceira visita de Fausto à EPG Moreira Matos, que sempre ocorrem no mês de abril, quando as ações de fomento ao livro e à literatura ecoam por meio da Lei nº 7.016, de 2 de abril de 2012, que institui o Programa Municipal de Fomento ao Livro, Leitura e Literatura e tem como objetivo assegurar e democratizar o acesso à leitura e ao livro a toda a população guarulhense.

 

Fausto Bergocce é autor de 19 livros e teve forte atuação em veículos de imprensa como Folha de S. Paulo, Diário de São Paulo, Jornal Última Hora, entre outros. É autor de livros como Uns e outros – cartuns soltos (2013), Carlotinha e a galerinha da Turma do Sorriso (2014), Pré-Histórias (2017), The Teo (2018), Gataiada (2019), Do Ré Mi Fáusto (2020) e, mais recentemente, Histórias de Esquina (2023), livro que conta com prefácio do maestro Júlio Medaglia e posfácio e revisão do jornalista guarulhense Valdir Carleto.