Nas últimas 24 horas Guarulhos registrou mais 149 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus (Covid-19), totalizando 4.877 desde o início da pandemia. As mortes provocadas pela doença são 418, com a confirmação de 13 óbitos nesta terça-feira (16), sendo que dois ocorreram em abril, sete em maio e quatro em junho. Outros 81 estão sendo investigados.
Entre as vítimas há oito mulheres com idades entre 41 e 94 anos e cinco homens entre 56 e 68 anos. Todas as três pessoas que tinham abaixo de 60 anos apresentaram alguma comorbidade, como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma, entre outras.
No Centro de Combate ao Coronavírus de Guarulhos (3C-Gru) 50 pessoas com suspeita ou confirmação da doença estão internadas, sendo 15 em UTI, 32 em leitos clínicos e três em observação. Além disso, foram registrados dois óbitos, duas transferências e cinco altas no local, onde já foram salvas mais de 200 vidas desde que o hospital de campanha entrou em funcionamento, em 7 de abril.
As taxas de ocupação dos leitos municipais para Covid-19 registraram leve queda. Os de UTI foram de 73,13% na segunda-feira (15) para 72%, e os clínicos baixaram de 75,7% para 73% nesta terça-feira. No entanto, mesmo com leitos disponíveis, o que possibilitou a retomada econômica de forma responsável na cidade, a Prefeitura de Guarulhos faz um apelo para que a população só saia de casa se for extremamente necessário, já que o vírus ainda circula no município e o isolamento social continua sendo a principal forma de proteção contra a doença.