A Prefeitura deu início nesta segunda-feira, dia 21, aos novos cursos profissionalizantes promovidos pelo Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO), coordenado pela Secretaria do Trabalho. Todas as 120 vagas disponibilizadas foram preenchidas.
Nesta edição, as turmas formadas em média por 30 alunos terão formação em ‘Controle de Medidas’, ‘Eletricista Instalador’, ‘Leitura e Interpretação de Comandos e Projetos Eletrônicos’ e ‘Leitura e Interpretação de Desenho Técnico e Mecânico’.
Presente na aula inaugural, a secretária do Trabalho, Telma Cardia, explicou que o objetivo da ação é promover a capacitação profissional, priorizando cidadãos em situação de desemprego. A iniciativa, como todas as demais realizadas pela ST, reforça a geração de emprego e renda. “Após a conclusão do curso vocês têm a opção de buscar um emprego tradicional na área em que se qualificaram, mas podem também trabalhar por conta”, incentivou a secretária ao se dirigir aos inscritos.
Para quem escolhe montar um negócio próprio, passando a prestar serviços de maneira formal, a Prefeitura disponibiliza o programa Micro Empreendedor Individual MEI e possibilita inclusive financiamento por meio do Banco do Povo.
Morador do Mikail e no momento desempregado, o jovem Jeremias Pereira, 20 anos, acredita que a capacitação profissional é um fator importante para superar o desemprego. “Os professores têm muito conhecimento e isso é um bom estímulo para os alunos”, comenta.