Em Guarulhos, 212 presos foram monitorados por tornozeleiras eletrônicas. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP), o dado se refere aos detentos das três penitenciárias da cidade.
Foto: Róbson Ventura/Folhapress
O SAP explica em nota como funciona o sistema de Monitoramento Eletrônico. “O processo é constituído por um conjunto de equipamentos, aplicações informáticas e sistemas de comunicação que permitem detectar e controlar à distância a presença e ou ausência do acusado em determinado lugar”.
A pasta ainda reforça que não há dados deste ano, pois atualmente o equipamento passa por processo de licitação. “No dia sete deste mês foi realizada a abertura da sessão pública do Pregão Eletrônico destinado à contratação de empresa para prestar os serviços de monitoramento eletrônico de presos que cumprem pena em regime semiaberto nas situações de trabalho externo e de saídas temporárias”, comentou a autarquia em nota.
As tornozeleiras eletrônicas são utilizadas no Estado desde o fim de 2010. Com o contrato anterior foi finalizado, a nova licitação possibilitará o aumento do número dos equipamentos de 4.800 para 7 mil.
Reportagem: Gustavo Druzian
Fonte: Guarulhos Hoje