Em meio ao alto número de casos de dengue no Estado de São Paulo, e também em Guarulhos, um grande foco do mosquito Aedes Aegypt pode estar concentrado no futuro Centro de Educação Unificado (CEU) Bonsucesso, que está em construção desde janeiro de 2013. A Folha Metropolitana flagrou na terça-feira, 24, duas piscinas lotadas de água, parada, sem utilização para qualquer tipo de atividade.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, pasta responsável pelos trabalhos, disse que “a água que se encontra no local, apesar da aparência, é tratada com produtos químicos que impedem a proliferação do Aedes Aegypt”.
Flagrante – Equipe da Folha Metropolitana flagrou duas piscinas com água parada no CEU Bonsucesso (Foto: Lucas Dantas)
Um outdoor do governo, instalado dentro do local, diz: “Bote a dengue para fora de casa. Feche a caixa d’água”. Indignada, a dona de casa Márcia da Silva, não acreditou quando viu a placa. “Isso é um absurdo. Eles falam para colocar a dengue para fora, mas dentro do espaço deles tem um foco que já pode estar contaminado”, disse. Ela mora no Ponte Alta, próximo ao CEU.
A Prefeitura ainda informou que uma equipe da Secretaria de Saúde fará uma vistoria no local para descartar qualquer possibilidade de foco.
A Secretaria de Obras disse que as obras do CEU Bonsucesso estão em andamento, com previsão de finalização até o final deste ano. Foram investidos na construção deste CEU R$ 41,3 milhões.
Guarulhos já tem 90 casos de dengue
Até o dia 19 de fevereiro deste ano, a cidade já havia registrado 90 casos de dengue (77 casos em janeiro e 13 em fevereiro). São 14% a mais do que os dois primeiros meses do ano passado, quando 79 pessoas foram picadas pelo mosquito Aedes Aegypt. Em 2014, foram registrados 11 casos em janeiro e 68 em fevereiro.
Fonte: Folha Metropolitana