A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Transportes e Trânsito, e a Guarupass apresentaram nesta sexta-feira, dia 10, na sede da Central do Bilhete Único, na Vila Moreira, os novos totens de autoatendimento para recarga de cartões Cidadão, Vale-Transporte e Escolar, que já estão em funcionamento na Universidade Guarulhos (UnG) Centro, Faculdade Eniac e nas dependências do Pátio Shopping Guarulhos. Na oportunidade, foi realizado também o lançamento do aplicativo Guaru Pag, que permite a recarga do bilhete único pelo celular.
Guarulhos dispõe de 122 postos físicos de venda em mais de 50 bairros, mas o serviço de terminais de autoatendimento é uma novidade na cidade. Outros equipamentos similares devem ser instalados em breve. A previsão é que até o final deste mês, cinco terminais de ônibus e a unidade Fácil – Transportes e Trânsito, que funciona dentro terminal rodoviário do Cecap, estejam com o serviço de autoatendimento em funcionamento. Outros três começarão a operar em março: nos campus Dutra e Bonsucesso da UnG, e na Faculdade Integrada Guarulhos (FIG).
Para o secretário de Transportes e Trânsito, Giuliano Locanto, a implantação dos terminais de autoatendimento irá diminuir a circulação de dinheiro, o que irá aumentar a segurança para os passageiros e funcionários das empresas de ônibus. “Os totens também vão evitar as fraudes com os bilhetes únicos”.
A Guarupass negocia outras parcerias com redes de farmácias, supermercados, instituições de ensino e lojas de departamento para ampliar o atendimento para mais pontos, além desses 12 previstos, facilitando assim o acesso para os usuários do sistema público de transportes.
O lançamento do aplicativo Guaru Pag permitirá aos usuários a recarga pelo celular. O cidadão baixa o programa pelo Google Play ou AppStore, faz o cadastro e define o valor da recarga, o que gera um boleto bancário. O crédito da recarga estará disponível para utilização até 72 horas do pagamento. Já nas próximas semanas, os usuários poderão utilizar o cartão de débito, facilitando ainda mais o processo. O aplicativo surgiu para atender os bairros que não possuem postos fixos, seja pela distância, falta de segurança ou questões técnicas como falta de sinal.