Garça, boto-cinza, onça-pintada, jacaré, arara, beija-flor. No misterioso universo das matas, onde também habitam seres imaginários como o Saci-Pererê e o pai do mato, esses e outros animais despertam a curiosidade dos pequenos passageiros do Circular Histórias da Mata, alunos da EPG José Jorge Pereira que embarcaram nessa gostosa aventura junto com o grupo Teatro Aberto.
O espetáculo, que chega às escolas da Rede Municipal por meio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e da Usiminas, convida os alunos a embarcar num ônibus, onde soltam sua imaginação, fator essencial nessa divertida expedição para conhecer a fauna, a flora e a vida na mata.
De acordo com Cida Cunha, uma das autoras do texto, o espetáculo conta uma coletânea de histórias e lendas regionais, que foram carinhosamente coletadas durante pesquisas que o grupo fez em Cananéia, no litoral paulista.
“Quando entram no circular, as crianças se envolvem de tal maneira com o ambiente e com as histórias que, ao sair, muitos perguntam se o ônibus realmente saiu do lugar”, conta Cida, sorridente.
A algazarra durante o espetáculo, a interação com os atores, a participação ativa no enredo da história e os rostinhos felizes quando descem do coletivo evidenciam o quanto as crianças se divertiram.
De volta à sala de aula, a turma do Estágio I da professora Raquel Campos se envolveu numa gostosa atividade de relembrar o nome dos animais que encontraram no Circular Histórias da Mata.
Enquanto pintava o material recebido ao final do espetáculo, a aluna Gabrielly, de 5 anos, não economizou percepção e sinceridade: “Aqueles animais não eram de verdade”, enfatia a menina. Ainda bem, não é mesmo, Gabrielly?!
Por outro lado, sua colega, Manuela, conta que ficou encantada em ver os animais: “Gostei bastante da onça-pintada, ela era muito grande e linda e ainda mexia os olhinhos”.
Para a professora Raquel, o espetáculo oferecido pelo circular leva para além da sala de aula um trabalho lúdico que é sistematicamente realizado na Educação Infantil: “Todos os dias lemos histórias, cantamos músicas, brincamos, realizamos atividades que ajudam na socialização e interação das crianças”.
Circular Histórias da Mata nas Escolas da Prefeitura
Depois das EPGs Inez Rizzato Rodrigues e José Jorge Pereira, o espetáculo Circular Histórias da Mata visita na manhã e tarde desta quarta-feira, dia 10 de maio, a EPG Felício Marcondes.
No dia 16, nos períodos da manhã e tarde, é a vez da EPG Zilda Furini Fanganiello; no dia 17, nos períodos da manhã e tarde, o ônibus fica estacionado na EPG Carolina Maria de Jesus. Entre os dias 22 e 24 de maio, a EPG Siqueira Bueno recebe o circular, nos períodos da manhã e tarde.
O espetáculo
O Circular Histórias da Mata é um projeto de apresentações teatrais dentro de um ônibus urbano – e portanto, já repleto de histórias – adaptado para a cena teatral. O foco central do projeto é usar a metáfora do embarque, da viagem e da partida, para inserir o público em um universo mágico e repleto de histórias. O projeto foi idealizado em 2009 por Talita Berthi e Douglas Zanovelli, e, desde então já circulou com as montagens ‘Histórias Circular’, com textos inspirados nos contos populares recolhidos por Câmara Cascudo e ‘Histórias do Mar’, com textos inspirados na cultura caiçara, atingindo um público de 50 mil espectadores em 25 cidades percorridas.