Pioneira na implantação da rede de quinta geração no Brasil, a Claro anuncia a chegada da rede 5G DSS em Guarulhos, utilizando o recurso de compartilhamento de frequências (DSS), que permite o uso do espectro atual já alocado. Até o deste mês deste ano, a operadora disponibilizará a rede nos bairros Centro, Cumbica, Gopouva, Jardim Guimaraes, Jardim Santa Clara, Jardim Santa Francisca, Jardim Santa Mena, Jardim São Jorge, Jardim Tranquilidade, Parque Renato Maria, Vila Galvão, Vila Paulista, Vila Progresso e Vila Rosalia. A rede também estará disponível no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
“A Claro quer garantir a melhor experiência em internet móvel para os moradores de Guarulhos e, para isso, tem investido na ampliação da cobertura da rede 5G DSS, que é um passo importante na evolução da tecnologia. Sabemos que Guarulhos conta com uma alta demanda de tráfego de dados e estamos trazendo para a região o que existe de mais moderno em cobertura de rede no Brasil”, comenta Lisa Folkerts, diretora regional da Claro.
Para o usuário, a rede 5G DSS permite a entrega imediata de uma experiência equivalente à da fibra óptica, com conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional, com velocidade de até 400 Mbps. A Claro está promovendo essa evolução tecnológica sem cobrança adicional nos planos existentes. Qualquer cliente da operadora, com um smartphone compatível e que esteja dentro da área de cobertura, pode navegar na rede de quinta geração.
A implantação da rede 5G é possível a partir da a tecnologia DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro), que permite o compartilhamento das frequências disponíveis hoje, já alocadas ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). Assim a rede da Claro distribui recursos dinamicamente entre os smartphones que operam até a quarta geração e os novos, compatíveis com a nova rede 5G DSS, que começam a chegar ao mercado. É o caso do recém-lançado moto g 5G plus, da Motorola, exclusividade da Claro, que conta com Sandy e Lucas como estrelas da campanha. Também já estão disponíveis o Motorola Edge e o Samsung Galaxy Note20 5G, além do iPhone 12, que deve chegar em breve ao país.
“A chegada da rede 5G DSS é um passo importante na evolução da tecnologia, que permite alcançar maior velocidade e cobertura de forma eficiente. É a estratégia mais ágil de expansão, adotada por operadoras do mundo todo, como nos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. A rede 5G DSS da Claro, que começou com cobertura em São Paulo e no Rio de Janeiro, já é uma realidade e a cada dia beneficia mais clientes, à medida que os dispositivos chegam ao mercado. E agora estamos expandindo esta evolução para todas as regiões do país, totalizando 14 cidades”, comenta Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo e PME da Claro.
A Claro lançou de forma pioneira o 5G DSS no país em julho, anunciando a cobertura em bairros no Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira etapa foi concluída em setembro e a próxima, incluindo 12 novas cidades, vai até o fim do ano. Os critérios de escolha das regiões a receberem a cobertura 5G DSS da Claro levam em conta fatores estratégicos como a demanda de tráfego de dados atual e futura e penetração de smartphones de última geração.
Além das regiões já anunciadas, a cobertura do 5G DSS da Claro crescerá gradativamente nos próximos anos dentro do projeto de modernização e expansão de capacidade de rede móvel da operadora. Os investimentos feitos para implantar o 5G DSS serão automaticamente aceleradores da implantação definitiva do 5G, com a posterior adição do espectro de 3,5 GHz e das faixas de onda milimétricas previstas para irem a leilão no próximo ano. O investimento em aquisição de um smartphone 5G também está protegido, uma vez que o equipamento suportará também as novas frequências.
A rede 5G DSS faz parte da estratégia da Claro em conectar os clientes com a melhor qualidade dentro e fora de casa. Na liderança em ultra velocidade e conexões de banda larga residenciais, a operadora expandiu também a rede de fibra óptica para 80 cidades nos últimos anos e segue investindo em estrutura, para levar os melhores conteúdos e aplicações digitais para todas as telas.