Alguns dos temas filosóficos centrais do filme Matrix (EUA, 1999, 135min) serão abordados durante o próximo encontro do Projeto Música e Filosofia, que acontece neste domingo, dia 17, às 11h, no Teatro Padre Bento. O evento tem entrada gratuita e classificação livre.
Iniciativa da Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – e da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado, o projeto oferece aos participantes aprendizados fundamentais para uma formação humanística.
No encontro deste domingo, que mantém o formato de palestra e apresentação musical, o palestrante Uibirá Silva Barreto abordará alguns dos conceitos filosóficos presentes ao longo da narrativa de Matrix para questionar o que é realidade e qual o verdadeiro caminho do ser humano.
Ainda durante o encontro, o músico Lucas Martins apresentará repertório com músicas eruditas e populares, canções como “Baião de Lacan”, “Di menor”, “Senhorinha”, de Guinga; “Dyana”, de Alessandro Penezzi; “Valsa sem Nome”, de Baden Powell; “Estudo nº 1”, de Villa Lobos; além de composições autorais.
Sobre o palestrante e o músico
Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Uibirá Silva Barreto é membro da Organização Internacional Nova Acrópole desde 2002. Nos últimos anos, vem atuando em diversos cargos e atividades como voluntário. Formado como instrutor de Filosofia em 2006, ele ministra vários cursos e palestras. Em 2012, abriu a sede da Nova Acrópole em Guarulhos, onde atua como diretor e também como voluntário.
Lucas Martins começou a estudar violão erudito aos 13 anos com o professor Manuel Carvalho, pai do luthier (especialista em confecção e concerto de instrumentos de cordas com caixa de ressonância, como violão, guitarra e similares) Samuel Carvalho. Ingressou na Escola Municipal de São Paulo aos 16 anos, estudando por quatro anos com o concertista Paulo Porto Alegre,e com os professores de teoria musical Marizilda Hein e Hermes Jacchieri.
Serviço
Projeto Música & Filosofia
Quando: domingo, 17 de junho
Horário: 11 horas
Local: Teatro Padre Bento
Endereço: Rua Francisco Foot, 3 – Jardim Tranquilidade
Entrada gratuita
Classificação: livre