Condutores de ônibus são capacitados a atender idosos e pessoas com deficiência

0
964

 

Cerca de 150 condutores e cobradores da Empresa de Ônibus Vila Galvão participaram nesta quinta-feira (25), no Adamastor, da capacitação “Desperte seu Olhar Inclusivo” sobre atendimento a idosos e a pessoas com deficiência no transporte coletivo. A atividade foi promovida pelas subsecretarias de Acessibilidade e Inclusão (SAI) e de Políticas para o Idoso (SPI), ambas vinculadas à Secretaria de Direitos Humanos.

 

 

Os participantes vivenciaram situações do cotidiano das pessoas com deficiência visual e dos idosos, com foco nas dificuldades encontradas no transporte. Além da abordagem teórica, com terminologias corretas e informações gerais, os condutores também tiveram atividades práticas para sensibilização e despertar da empatia. Essa foi a quarta turma de profissionais da E.O. Vila Galvão a participar da formação.

 

Na oportunidade, também foram abordados aspectos da Lei nº 10.741/03, que trata do Estatuto do Idoso, e do envelhecimento ativo; evolução do envelhecimento em Guarulhos e a importância desta população; novas tecnologias e o impacto da melhoria das condições sanitárias e da diminuição da natalidade sobre o envelhecimento da população.

 

O secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, que esteve na formação representando o prefeito Guti, destacou o importante papel dos condutores para que essa parcela da sociedade tenha melhor qualidade de vida, a partir de uma relação humanizada. “Quando vocês facilitam a vida de uma pessoa com alguma deficiência física ou com idade acima de 60 anos, significa que estão respeitando a própria vida, além de proporcionarem um relacionamento saudável com os usuários, que se sentirão respeitados”, disse Lameh.

 

Capacitação

 

A capacitação “Desperte seu Olhar Inclusivo” tem como público alvo mais de 3 mil funcionários, entre motoristas e cobradores das empresas VCO – Viação Campo dos Ouros, Viação Urbana Guarulhos e E. O. Vila Galvão, conforme calendário pré agendado até 2020.