No total 413 idosos de Guarulhos foram internados no ano passado devido a quedas. Os dados fazem parte do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) que aponta esta como uma causa secundária nos casos de internações de guarulhenses em todo o território nacional.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde em 2013 foram registradas 30 mil internações de idosos devido a quedas em todo o estado com 1,7 mil óbitos. Os dados reforçam a necessidade das pessoas com idade superior a 60 anos em ampliar os cuidados para evitar desde as simples quedas até os casos mais graves.
“O acidente mais grave que eu sofri foi quando quebrei pé. Os armários da minha cozinha são muito altos e eu subi numa cadeira para pegar uma travessa. Acabei me desequilibrando e cai, machucando o pé”, afirmou Berenice de Almeida Gonçalves, 68 anos.
E quem pensa que isso é decorrente de casos isolados, deve ficar alerta para a maior vilã dos idosos: a própria casa. De cada cinco quedas, quatro acontecem nas residências nos cômodos mais visitados como a cozinha, a sala e o banheiro. Segundo a pasta, no Brasil cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez no ano. Sendo que 40% das quedas acontecem com mulheres a partir dos 75 anos e 28% em homens da mesma idade. Sendo que 70% dessas ocorrências acontecem dentro de casa.
“Tive um problema sério um dia depois do banho. Quando estava saindo do banheiro acabei escorregando no tapete que havia próximo a porta e não consegui me segurar. Caí no chão e fiquei com um braço dolorido por dias”, afirmou José de Lins Santos, 73 anos.
Cuidados
Dentre os principais cuidados estão a utilização de calçados fechados e que possam ser presos ao redor dos calcanhares; a retirada de possíveis obstáculos dentro de casa, como mesas de centro; a colocação de objetos mais utilizados no dia a dia em prateleiras baixas ou em locais de fácil alcance; e a retirada de tapetes em casa, principalmente no banheiro. Além dos cuidados preventivos, a prática de atividades físicas é fundamental para fortalecer a musculatura. Exercícios simples, como ficar nas pontas dos pés ou pequenas caminhadas, auxiliam para um melhor condicionamento físico.
Fonte: Guarulhos Hoje