A partir da próxima quinta-feira (10) estão abertas as inscrições gratuitas para o curso Patrimônio Cultural: Resistências, Diversidades e Conexões, formação oferecida pela Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH) com três módulos. A iniciativa ocorre com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura), por meio da Política Nacional Aldir Blanc. A faixa etária recomendada é a partir dos 16 anos.
As aulas acontecem no Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos Araci Borges Dias Martins, no complexo do CME Adamastor, entre os meses de maio e outubro. Para participar os interessados devem preencher o formulário disponível em https://forms.gle/m9RtRm2wwYK1cQCw6. Os materiais de aprendizagem são totalmente gratuitos. Haverá certificação ao final do curso.
Módulos
Além das aulas no Arquivo Histórico, a carga horária prevê sete roteiros histórico-culturais com ônibus próprio e guia de turismo para a segurança de alunos e professores. Os três módulos compreendem os seguintes temas e datas:
Módulo 1 – de 10 de maio a 12 de julho
Museologia como forma de preservação patrimonial.
Módulo 2 – de 26 de julho a 6 de setembro
Atributos e valores patrimoniais urbanos, arquitetônicos e culturais: outros sujeitos, outros lugares.
Módulo 3 – de 20 de setembro a 18 de outubro
Acessibilidade e inclusão sociocultural.
Sobre a formação oferecida pela AAPAH
Desde o fim da pandemia a AAPAH realiza o curso sobre patrimônio cultural. Esta é a 4ª edição, sempre gratuita e com certificação garantida. A intenção da formação é discutir as representatividades das formas de patrimonialização dos bens culturais.
A AAPAH pretende ainda oferecer aos participantes uma imersão nos fazeres de experiências na cidade de Guarulhos e na Região Metropolitana de São Paulo, tornando esses lugares o centro de debate do curso.
Para participar da formação não é necessária formação prévia em nenhuma das matérias discutidas.
O Arquivo Histórico fica no complexo do Centro Municipal de Educação Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo) e conta com acessibilidade para pessoas com deficiência e estacionamento gratuito.