Dois espetáculos de dança serão encenados neste fim de semana na cidade. Trata-se de Lua Negra, da Cia. Khalina Aymelek, com sessões sábado e domingo, às 19h, no Teatro Nelson Rodrigues; e Débora – A batalha da Vida, da Cia. Estável Selma Roth, que terá sessão única, no domingo, às 16h, no Teatro Adamastor. Ambos têm entrada franca.
Viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), Lua Negra é inspirado no mito de Lilith; a primeira companheira bíblica de Adão – antecessora de Eva, que teria sido transformada em serpente após questionar a autoridade de Deus.
Por meio da Dança Oriental Cênica e da teatralização, a companhia lança uma crítica à cultura patriarcal e seus desdobramentos que excluem as mulheres da vida social e política, tratando-as como seres inferiores ao sexo oposto. Tendo estreado em março, a montagem rendeu diversas apresentações e também workshops voltados tanto a bailarinos quanto a pessoas sem experiência em dança.
Já Débora – A batalha da Vida, da Cia. Estável Selma Roth, que toma o palco do Adamastor no domingo, também é inspirado em passagens bíblicas. O espetáculo traz uma interpretação sobre a personagem do livro de Juízes, do Antigo Testamento, que por volta do século XII a.C. teria liderado os israelitas contra o domínio de Jabim, rei de Canaã, e alcançado a libertação de seu povo.
A coreografia foi composta a partir de elementos do jazz e propõe também uma reflexão sobre a importância do papel feminino na sociedade.
Serviço
Espetáculo Lua Negra – Cia. Khalina Aymelek
Sábado, dia 27, e domingo, dia 28. Nos dois dias, às 19h
Teatro Nelson Rodrigues – rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão
Entrada franca. Retirada de ingressos uma hora antes
Espetáculo Débora, a batalha da vida – Cia. Estável Selma Roth
Domingo, dia 28, às 16h
Teatro Adamastor – avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo
Entrada franca. Retirada de ingressos uma hora antes
Fonte: Prefeitura de Guarulhos