Dois estudantes de Guarulhos tiveram os seus projetos de lei selecionados para o Parlamento Jovem 2014, da Assembleia Legislativa, e apresentam suas propostas hoje. Com o tema Educação, os alunos propõem melhorias no sistema de ensino e vivenciam a experiência de serem deputados estaduais por um dia.
Aluna da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Milton Cernach, Juliana França Ribeiro, 13, propôs a implantação nas escolas de auxílio médico, psicológico e odontológico aos estudantes. “O objetivo é prestar atendimento aos alunos, mas também a professores e funcionários. É uma proposta de algo básico, mas que ainda não temos nas escolas”, afirma a jovem deputada.
Já o projeto do estudante Pedro Ribeiro, 15, aluno da 9ª série do Ensino Fundamental da Escola Brasileira de Educação – Objetivo, visa criar unidades para auxiliar os adolescentes no dia a dia da escola. “Isso será com a ajuda de psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos para criar atividades, em horário oposto às aulas, com os adolescentes de diversas formas a fim de desenvolvê-los, tornado-os melhores para a sociedade”, explicou.
Ontem os jovens deputados tiveram um encontro com os parlamentares eleitos para receber instruções sobre a sessão plenária que acontece hoje a partir das 10h. Durante o período haverá a diplomação e posse dos deputados; eleição da Mesa Diretora dos trabalhos (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários) e discussão e votação dos projetos.
O tema predominante dos 94 projetos de lei selecionados para o Parlamento Jovem deste ano foi Educação, com 33 propostas apresentadas nessa área. Em seguida foram privilegiados pelos estudantes os assuntos: Natureza (17), Saúde (8), Cultura (7), Direitos Humanos e Segurança Pública (ambos com 6), Defesa do Consumidor (5), Agricultura, Emprego e Esportes (3 cada), Habitação (2) e Juventude (1).
Parlamento
Instituído em 1999 por resolução aprovada pela Casa, o Parlamento em sua versão voltada a crianças e jovens tem por objetivo oferecer a estudantes a experiência no exercício de mandatos parlamentares, como contribuição à sua formação em cidadania e democracia. A cada ano, alternam-se alunos do ensino fundamental e do médio, na oportunidade de participarem de um dia do Legislativo, apresentando projetos por eles elaborados a fim de que compreendam in loco as funções desse poder.
A seleção dos parlamentares jovens foi realizada através de projetos, levando em conta o respeito à forma que regimentalmente deve ter um projeto de lei, a correção gramatical, a concisão, a clareza, a pertinência relativa a cada partido, sua originalidade e condições de aplicação efetiva.
Fonte: Guarulhos Hoje