Corda em equipe, gol-caixote, queimada, resgate, pique-bandeira e damas. A segunda-feira (14) ficou marcada pelo início da etapa regional dos Jogos Escolares Municipais 2023 com atividades que aconteceram simultaneamente em diferentes regiões de Guarulhos e seguem até o dia 1º de setembro.
Em sua 10ª edição os jogos reafirmam o compromisso da Prefeitura com a diversidade e reconhecem as identidades culturais dos estudantes, na perspectiva de uma educação integral e inclusiva.
No CEU Bonsucesso, por exemplo, o professor de educação física Marcus Cruz falou da oportunidade que os alunos têm de participar dos jogos, o que os envolveu ainda mais nas atividades esportivas. “Os educandos estão muito mais antenados com o mundo dos esportes, sabem o nome dos jogadores dos times europeus, por exemplo, e acompanham as partidas intensamente. Trazê-los para os Jogos Escolares é muito significativo, reforça o espírito de equipe, desperta expectativas, vivências e interações em outros espaços para além das escolas”, explicou.
Outro aspecto relevante dos jogos são os múltiplos olhares direcionados para a diversidade. Cheios de energia e muita garra, meninos e meninas da EPG Castro Alves não economizaram animação na hora de torcer pelos colegas participantes da modalidade gol-caixote.
“Foi a busca por um trabalho em equipe, com a ajuda de todos, da torcida, dos jogadores, do técnico, daqueles que se juntaram para conseguir esse resultado”, comemorou Geovanna Lana Oliveira, de 11 anos, referindo-se ao gol-caixote. Fã da jogadora de futebol Marta, ela sonha com a seleção brasileira. Sua parceira nos jogos, Juliana Vitória Souza, 11, destacou a amizade entre as equipes como um diferencial. “Fizemos amizade com os outros jogadores e isso ajudou no resultado. O que importa é que, agora, temos mais um monte de amigos”, comemorou.
Para a professora Nívea Ribar Santos, a expectativa dos alunos em relação aos jogos é o tempero especial para animar todas as torcidas. “Em sala de aula falamos da importância de cuidar do corpo e da alimentação, e aos poucos vamos preparando as turmas para que elas possam aproveitar esse momento plenamente, um trabalho que relaciona todas as áreas do conhecimento com as práticas corporais e que permite às crianças se reconhecer como representantes da sua escola diante de todas as outras”, comentou.
Com jogos que seguem em oito regiões da cidade, os Jogos Escolares reúnem crianças do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos em modalidades individuais e coletivas. Mestre Mandou, Barra Manteiga, Roda Cantada, Ioiô, Nunca Três, Corre Cotia, Amarelinha e Rua Avenidas são os nomes dos locais onde os jogos acontecem, batizados a partir de jogos e brincadeiras muito conhecidas pela garotada.
Para saber mais sobre os Jogos Escolares acesse https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/wp_site/jem/.