Textos, imagens e elementos complementares significativos como maquete, oratório e adereços da Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso e da Festa da Carpição compõem a exposição Memorial da Carpição. A mostra, em exibição permanente no Centro de Cultura Popular Carpição a partir do dia 30 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 14h às 19h, tem como objetivo propagar informações históricas dessa tradição. A entrada é gratuita e a classificação, livre.
Curiosidades sobre a Sala dos Milagres e a Capela São Benedito, bem como dados históricos das tradicionais romarias e da cultura tropeira renovada a cada geração no Rancho dos Romeiros, são algumas das referências que os visitantes vão encontrar no valioso material em exposição.
De acordo com Adriana Lins, curadora da mostra, a exposição enfatiza a importância da preservação da memória histórica, religiosa e cultural. “O Memorial da Carpição reverencia tanto os personagens quanto as manifestações que fazem parte da festividade, mostrando a relação entre os devotos e a padroeira”.
Adriana lembra ainda que há relatos de devotos e peregrinos que atestam curas e milagres alcançados pela intercessão de Nossa Senhora do Bonsucesso.
A abertura da exposição acontece no dia 30 de janeiro, quinta-feira, às 15h.
Para saber mais sobre a programação de eventos culturais da cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.
Serviço
Exposição Memorial da Carpição
Data: a partir de 30 de janeiro
Horário: de terça-feira a domingo, das 14h às 19h
Abertura: 30 de janeiro, quinta-feira, às 15h
Local: Centro de Cultura Popular Carpição. Rua Catarina Maria de Jesus, s/nº, Bonsucesso
Entrada Gratuita
Classificação livre