A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, mantém o serviço de acolhimento a migrantes, solicitantes de refúgio e vítimas do tráfico de pessoas no Posto Avançado de Atendimento Humanizado aos Migrantes, localizado no Aeroporto Internacional. O local realizou no ano passado 535 atendimentos, sendo que 443 foram estrangeiros.
Preocupada com o intenso deslocamento de pessoas de inúmeros países e o aumento dos casos de malária e febre amarela ocorridos dentro e fora do território nacional, a Coordenadoria de Igualdade Racial – responsável pela construção da política migratória na cidade, em parceria com a Secretaria de Saúde, assegurou que os funcionários do Posto Humanizado tenham suas carteiras de vacinação atualizadas, em razão da complexidade das ações e por exercerem atividades em área internacional.
Segundo o Portal Brasil, em 2015 o Aeroporto Internacional de Guarulhos teve uma movimentação superior a 38 milhões de passageiros, sendo considerado a maior área de fronteira aérea e porta de entrada do país, assim como de trânsito aos países da América Latina.
O Posto Humanizado é um serviço de atendimento 24 horas e está localizado no Aeroporto Internacional – Terminal 1 – Asa “A” – Mezanino. Mais informações pelo telefone 2445-4719.