Acionada pelo telefone 153 da Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal (GCM), a Inspetoria de Patrulhamento Ambiental apreendeu na última segunda-feira, dia 1º, na região do Cabuçu, 29 pássaros de diferentes espécies. A denúncia levou os guardas a uma residência, aonde encontraram 20 pássaros, sendo 14 coleirinhos, um bigodinho, quatro pixarros e um sabiá-laranjeira. Desse total, 14 aves possuíam anilhas, mas todas adulteradas. A anilha é um pequeno anel que serve para identificar e monitorar animais tanto criados em cativeiro como livres na natureza. Os pássaros apreendidos estavam em gaiolas em precário estado sanitário e com sinais de maus tratos.
Numa outra residência na mesma região, os GCMs encontraram mais nove pássaros, sendo seis sabiás-laranjeira, um pássaro-preto, um bem-te-vi e um sanhaço-comum. Os donos das aves foram conduzidos à Delegacia de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente, onde foi lavrada ocorrência para abertura de inquérito policial e assinado Termo de Compromisso para liberação dos autores. Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres – CRAS, situado no Parque Ecológico do Tietê, onde foi emitida a ficha de controle de entrega de animais, com o registro de sinais de maus-tratos e tentativa de adulteração de anilhas.
O Patrulhamento Ambiental atua em defesa do meio ambiente e no combate a crimes contra a fauna silvestre, como a captura ilegal, venda ou guarda de espécimes na natureza, e em casos de maus tratos. Atua também no resgate de animais silvestres encontrados na área urbana e sua devolução ao seu verdadeiro habitat.
Serviço: Denúncias podem ser feitas junto à Central de Atendimento da GCM pelos telefones 153 e 2475-9444