A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos participou nesta quinta-feira (12) de uma ação integrada de combate a crimes patrimoniais denominada Sufoco, juntamente com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Com 87 agentes de segurança, a ação fiscalizou 28 ferros-velhos e 27 comércios de manutenção de celulares espalhados pela cidade a fim de identificar receptadores de produtos de furto ou roubo, em especial fios de cobre e celulares.
A fiscalização resultou na apreensão de 100 kg de cobre que não possuíam procedência fiscal. Desde 2021 a GCM já atendeu mais de 200 ocorrências relacionadas ao furto desse metal, principalmente fios e cabos que abastecem a rede elétrica municipal. No dia 6 de maio, outra ação integrada encontrou 150 kg da matéria-prima moída e 200 kg em fios e cabos após a fiscalização de pontos estratégicos, com altos índices de criminalidade.
Segundo o secretário para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, Márcio Pontes, esse tipo de crime representa grande perigo para a população. Em abril deste ano sete pessoas foram presas em patrulhamentos da GCM por furtos e roubos de fios de cobre que abastecem a rede elétrica municipal.
“O crime é muito prejudicial para o cidadão, uma vez que pode suspender momentaneamente o funcionamento de serviços essenciais. Um furto na fiação elétrica pode ocasionar a falta de iluminação nas ruas, aumentando o perigo principalmente para mulheres e crianças. Caso derrube a internet, por exemplo, os hospitais e escolas podem enfrentar grandes dificuldades em suas rotinas de atendimentos”, explicou Pontes.
Durante a ação integrada as equipes também bloquearam nove vias movimentadas da cidade, onde 143 pessoas foram abordadas, 184 veículos e 125 aparelhos foram pesquisados nos sistemas de segurança e 38 autos de infração de trânsito foram emitidos.