A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreendeu três adolescentes entre sexta-feira (10) e domingo (12) por atos infracionais análogos ao tráfico de entorpecentes, ao furto e por desobediência em bairros distintos da cidade. No primeiro caso, na sexta-feira, agentes do Canil apreenderam um adolescente de 16 anos pela rua Maria Cerri, no Jardim Divinolândia, em local conhecido pela prática ilícita de tráfico de entorpecentes.
Com a ajuda da cadela policial Ventania, uma sacola com dinheiro, maconha e cocaína foi localizada. O avô do adolescente foi contatado e as partes encaminhadas ao 6º Distrito Policial para conhecimento da autoridade de plantão, que requisitou perícia nas substâncias apreendidas, cujo laudo positivou para 94 embalagens contendo maconha e 78 com cocaína, além de 62 reais em dinheiro.
Já neste domingo (12) agentes da Inspetoria de Trânsito visualizaram uma motocicleta sem emplacamento, conduzida com manobras e acrobacias arriscadas por outro adolescente de 16 anos, que também estava sem capacete, pela rua Luiz Faccini, no Centro. O infrator foi interceptado e a motocicleta Royal Enfield Meteor, ano 2023, tinha alerta de furto no sistema de informações criminais. Após contatar a genitora do infrator, ambos foram conduzidos ao 1º Distrito Policial.
Por fim, na noite deste domingo, pela rua Edmar Bressam, no Jardim Ponte Alta, um adolescente de 17 anos foi apreendido na condução de uma motocicleta Honda CB600F Hornet, ano 2012. O infrator desobedeceu à ordem de parada para averiguação, sendo interceptado e conduzido ao 7º Distrito Policial após a equipe dar ciência aos responsáveis.
A motocicleta estava com a documentação em ordem, porém com o cometimento de várias infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tais como dirigir sem habilitação e ameaçando outros veículos, pedestres e ciclistas, além de desobedecer à ordem de parada. O veículo foi autuado, apreendido e removido ao pátio de recolhimento.
Os três casos dos adolescentes geraram boletins de ocorrência por atos infracionais análogos ao tráfico de entorpecentes, ao furto e por desobediência. Os infratores foram encaminhados à Vara da Infância e da Juventude, que tem competência para julgar atos infracionais.