Uma festa em pleno calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro, envolvendo cerca de 300 pessoas, foi dispersada pela Guarda Civil Municipal (GCM) no final da noite desta terça-feira (11). Após uma verificação de aglomeração por meio do monitoramento com câmeras, os agentes foram até o local.
Na via foi constatada uma aglomeração de público jovem, em sua maioria formada por adolescentes, sem qualquer cuidado com os preceitos de isolamento social e também sem a utilização de máscaras, o que caracterizam um grande risco de contaminação pela covid-19.
Com base na lei federal 13.022, de 2014, que atribui à GCM o patrulhamento preventivo, a proteção dos direitos humanos fundamentais, a preservação da vida e o compromisso com a evolução social da comunidade, houve a dispersão do evento, não sendo necessário o uso de força.
Segundo o comandante-geral da GCM, Francisco Borotta, “a corporação tem agido para coibir eventos ilegais com aglomerações de pessoas, visando a garantir o cumprimento das normas vigentes e resguardando a saúde dos munícipes, mesmo quando eles não fazem a sua parte, que é evitar eventos dessa natureza em plena pandemia”.
A GCM atende as denúncias da população 24 horas por dia pelo telefone 153.