A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira, 19, que um morador de Guarulhos, um homem de 34 anos, que contraiu febre amarela durante visita a um sítio em Atibaia entre os dias 24 e 25 de dezembro, faleceu no último dia 3 de janeiro, em um hospital de Arujá, em decorrência da doença. O resultado da sorologia confirmando a causa da morte foi divulgado nesta semana.
A vítima, que morava no Jardim Normandia, retornou para Guarulhos em 25 de dezembro. No dia 29, ele começou a apresentar os primeiros sintomas da doença, mas não quis ir ao hospital. Somente no dia 31, a família o levou a um médico do convênio, em Arujá, onde recebeu medicação retornando para casa no mesmo dia. Com a piora de seu estado, retornou ao hospital no dia seguinte. Após ser medicado mais uma vez, passou por exames, que indicaram alterações. Após 12 horas em observação, acabou indo para a Unidade de Terapia Intensiva, mas – com o agravamento do quadro – não resistiu e veio a óbito.
O passeio em Atibaia
O guarulhense estava em um grupo de amigos, formado por mais de 40 pessoas, que seguiu para um sítio em Atibaia para passar o Natal. Ele era o único da família que não recebeu a vacina contra a febre amarela. A esposa dele, Priscila da Silva, de 29 anos, e os três filhos foram imunizados exatamente dez dias antes da viagem para Atibaia, considerada área de risco.
“A agente de saúde que toda semana passa em casa, para saber se está tudo bem, veio aqui no dia 14 (de dezembro) e perguntou se a gente ia viajar. Eu disse que íamos para um sítio em Atibaia. Ela disse que era preciso se vacinar naquele dia. Eu e meus filhos fomos, mas meu marido estava trabalhando. Pedi tanto para ele sair e ir se vacinar, mas ele não quis”, relatou a esposa ao receber a confirmação da causa da morte.
As ações em Guarulhos
Desde outubro, quando houve os primeiros casos de mortes de macacos infectados por febre amarela em áreas próximas à Serra da Cantareira, até esta quinta-feira (18), a Prefeitura de Guarulhos vem mantendo ações diversas de prevenção e já vacinou 461.969 pessoas. Este número supera a meta de vacinação definida pelo Governo do Estado, que estabeleceu que 280 mil pessoas – número correspondente à população que mora nas proximidades ou transita nas áreas consideradas de risco -, deveriam ser imunizadas.
Neste momento, a campanha prioriza essa população. Por isso, as 27 UBS que oferecem a imunização contra a febre amarela em Guarulhos estão em bairros próximos ao Parque da Cantareira, com exceção das UBS Cavadas, Ponte Grande e Munhoz, que estão vacinando temporariamente a população da região, que teve o primeiro óbito de guarulhense por febre amarela contraída em Nazaré Paulista.
Devido a segunda morte de um guarulhense, a Secretaria Municipal de Saúde irá estabelecer uma nova estratégia de bloqueio no bairro onde morava a vítima. Servidores municipais irão visitar as casas do Jardim Normandia para promover a imunização a partir da próxima segunda-feira, dia 22.