Depois de testar para Covid-19 os profissionais de saúde e idosos que residem em Instituições de Longa Permanência, a Secretaria da Saúde de Guarulhos inicia a partir da próxima segunda-feira (20) a testagem de motoristas de transporte público, entregadores de compras por aplicativo ou delivery, pessoas que tiveram contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus e trabalhadores da área de segurança pública. Os cidadãos que integram esses grupos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para agendar a realização do teste.
Os 29 mil testes rápidos para Covid-19 que serão utilizados nessa ação foram repassados ao município pelo Ministério da Saúde e a ampliação da testagem segue as orientações da nota técnica da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo (CIB), que definiu o público a ser contemplado. Além dos grupos elencados acima, a CIB também recomenda testar a população privada de liberdade.
A testagem será feita por meio de uma picada no dedo e o resultado fica pronto em 15 minutos. O objetivo da ampliação é pesquisar casos suspeitos e fazer diagnóstico, rastrear e monitorar contatos de pessoas infectadas e investigar grupos mais vulneráveis para a infecção e para desenvolver a doença com gravidade.